Quisto do timo – um diagnóstico pouco frequente
DOI:
https://doi.org/10.25753/BirthGrowthMJ.v23.i3.8699Palavras-chave:
Manobra de Valsalva, quisto, timoResumo
Introdução: Os quistos do timo são lesões pouco frequentes na prática clínica. São diagnosticados principalmente durante a adolescência, contudo podem ser identificados em qualquer grupo etário. Na sua larga maioria são assintomáticos. O diagnóstico definitivo é, na maior parte dos casos, histológico. Os exames complementares nem sempre permitem o diagnóstico diferencial com outras lesões, como o higroma quístico. O tratamento dos quistos do timo é exclusivamente cirúrgico e tem bom prognóstico.
Caso clínico: Os autores descrevem o caso de um adolescente com 12 anos, a quem, em contexto de consulta de rotina no médico assistente, foi identificada uma lesão cervical mediana que aumentava de dimensões com a manobra de Valsalva.
Downloads
Referências
Sanei MH, Berjis N, Mesbah H. Cervical thymic cyst, a case report and review of the literature. J Res Med Sci 2006; 11:339-42.
Nirajan J, Santosh KV, Prabhakar G. Multiloculated cervical thymic cyst. J Indian Assoc Pediatr Surg 2011; 16:24-5.
De Caluwé D, Ahmed M, Puri P. Cervical thymic cyst. Pediatr Surg Int 2002; 18:477-9.
Shukla VK, Jha A, Shankar BG. Cervical thymic cyst. MJAFI 2004; 60:204-5.
Cigliano B, Baltogiannis N, De Marco M, Faviou E, Antoniou D, De Luca U, et al. Cervical thymic cysts. Pediatr Surg 2007; 23:1219-25.
Wybenga J, Boch M, Beek F, Braunius W. Case report: an unusual cause of a neck mass in a child. J Radiol 2002. Disponível em: www.jradiology.com
Prasad TR, Chui CH, Ong CL, Meenakshi A. Cervical ectopic thymus in a child. Singapore Med J 2006; 47:68-70.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Copyright e Direitos dos Autores
Todos os artigos publicados na Revista Nascer e Crescer – Birth and Growth Medical Journal são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a Nascer e Crescer – Birth and Growth Medical Journal rege-se pelos termos da licença Creative Commons "Atribuição - Uso Não-Comercial - (CC-BY-NC)"".
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc. de outras publicações.
Juntamente com a submissão do artigo, os autores devem enviar a Declaração de conflito de interesses e formulário de autoria. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons.