Trabeculoplastia Seletiva por Laser - Revisão
DOI:
https://doi.org/10.48560/rspo.8778Keywords:
Glaucoma, Trabeculoplastia seletiva por laser, SLTAbstract
A trabeculoplastia seletiva por laser é uma opção terapêutica válida para o glaucoma e HTO, sendo utilizada desde 1995. Tem-se mostrado eficaz na redução da pressão intraocular, induzindo um dano mínimo na malha trabecular. Mais frequentemente, é aplicada sob a forma de 50 spots em 180º da malha trabecular ou 100 spots em 360º com eficácia que parece ser comparável entre as duas modalidades. É um procedimento de baixo risco, com efeitos secundários mínimos e transitórios, que resolvem na maioria dos casos com terapêutica anti-inflamatória ou hipotensora tópica. Em caso de falência terapêutica com o tempo, tem sido demonstrado que pode ser repetida com segurança e eficácia. A SLT pode ser considerada tratamento de primeira linha no glaucoma de ângulo aberto e HTO, com relação custo-benefício aceitável, sendo ainda um tratamento independente da compliance do doente.
Com este artigo, pretende-se fazer uma revisão da literatura sobre os mecanismos de acção, eficácia e complicações da trabeculoplastia laser, comparando-a com outros tratamentos para o glaucoma e HTO. Será feita, ainda, uma breve referência à experiência com a trabeculoplastia seletiva por laser, do Serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar de São João.
Downloads
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Do not forget to download the Authorship responsibility statement/Authorization for Publication and Conflict of Interest.
The article can only be submitted with these two documents.
To obtain the Authorship responsibility statement/Authorization for Publication file, click here.
To obtain the Conflict of Interest file (ICMJE template), click here