Narcisismo e Perturbação de Personalidade Narcísica: Aspetos Clínicos e Diagnósticos

Autores

  • Ana Sofia Miranda Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar
  • Liliana Correia de Castro

DOI:

https://doi.org/10.25752/psi.20454

Palavras-chave:

Narcissistic Personality Disorder, Grandiose Narcissism, Vulnerable Narcissism, DSM-5, Psychotherapy

Resumo

Introdução: A perturbação de personalidade narcísica, ainda que pouco compreendida, tem sido associada a fantasias de grandiosidade, porém os investigadores têm observado que esta se apresenta de variadas maneiras. Apesar de rara, é uma perturbação difícil de gerir, o que inviabiliza o tratamento de outras doenças mentais comórbidas, que lhe são comuns.

Objetivos: Apresentar a perspetiva mais recente e abrangente das manifestações clínicas da perturbação de personalidade narcísica, focando no fenótipo grandioso e no vulnerável. Relacionar essas duas apresentações com a prevalência, com as comorbilidades e com o tratamento.

Métodos: Revisão não sistemática da literatura no PubMed/MEDLINE e PsychINFO de artigos publicados entre 2001 e 2020. Análise da respetiva lista de referências bibliográficas previamente selecionada de forma a identificar fontes bibliográficas pertinentes. Foi também consultado o DSM-5.

Resultados e Conclusões: Atualmente há um consenso quanto à perturbação de personalidade narcísica se manifestar sob suas formas: grandiosidade e vulnerabilidade, apesar de no DSM-5 o diagnóstico ainda só ter em conta as apresentações grandiosas. Este novo paradigma exige um novo modelo de diagnóstico mais abrangente, altera os dados da prevalência da perturbação e renova a compreensão e a abordagem de patologias comórbidas. Porém, a construção, as manifestações clínicas e a abordagem terapêutica da perturbação de personalidade narcísica carecem ainda entendimento dentro da comunidade científica.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Edição

Secção

Artigos de Revisão