Narcisismo e Perturbação de Personalidade Narcísica: Aspetos Clínicos e Diagnósticos
DOI:
https://doi.org/10.25752/psi.20454Palavras-chave:
Narcissistic Personality Disorder, Grandiose Narcissism, Vulnerable Narcissism, DSM-5, PsychotherapyResumo
Introdução: A perturbação de personalidade narcísica, ainda que pouco compreendida, tem sido associada a fantasias de grandiosidade, porém os investigadores têm observado que esta se apresenta de variadas maneiras. Apesar de rara, é uma perturbação difícil de gerir, o que inviabiliza o tratamento de outras doenças mentais comórbidas, que lhe são comuns.
Objetivos: Apresentar a perspetiva mais recente e abrangente das manifestações clínicas da perturbação de personalidade narcísica, focando no fenótipo grandioso e no vulnerável. Relacionar essas duas apresentações com a prevalência, com as comorbilidades e com o tratamento.
Métodos: Revisão não sistemática da literatura no PubMed/MEDLINE e PsychINFO de artigos publicados entre 2001 e 2020. Análise da respetiva lista de referências bibliográficas previamente selecionada de forma a identificar fontes bibliográficas pertinentes. Foi também consultado o DSM-5.
Resultados e Conclusões: Atualmente há um consenso quanto à perturbação de personalidade narcísica se manifestar sob suas formas: grandiosidade e vulnerabilidade, apesar de no DSM-5 o diagnóstico ainda só ter em conta as apresentações grandiosas. Este novo paradigma exige um novo modelo de diagnóstico mais abrangente, altera os dados da prevalência da perturbação e renova a compreensão e a abordagem de patologias comórbidas. Porém, a construção, as manifestações clínicas e a abordagem terapêutica da perturbação de personalidade narcísica carecem ainda entendimento dentro da comunidade científica.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os artigos são publicados segundo a licença CC-BY-3.0 da Creative Commons, conformando regime open-access, sem qualquer custo para o autor ou para o leitor. Neste regime, os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo-se a partilha livre do trabalho, desde que seja correctamente atribuída a autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.