Modelo de Intervenção em Saúde Pré-escolar

Autores

  • I. Almeida Serviço de Psiquiatra da Infância e da Adolescência no Hospital Na Sra do Rosário,SA, Barreiro
  • A. Corte Psiquiatra da Infância e da Adolescência no Hospital Na Sra do Rosário,SA, Barreiro
  • C. Rato Psiquiatra da Infância e da Adolescência no Hospital Na Sra do Rosário,SA, Barreiro
  • A. Silvestre Psiquiatra da Infância e da Adolescência no Hospital Na Sra do Rosário,SA, Barreiro
  • M. Grande Psiquiatra da Infância e da Adolescência no Hospital Na Sra do Rosário,SA, Barreiro
  • G. Gil Psiquiatra da Infância e da Adolescência no Hospital Na Sra do Rosário,SA, Barreiro
  • C. Martins Psiquiatra da Infância e da Adolescência no Hospital Na Sra do Rosário,SA, Barreiro

DOI:

https://doi.org/10.25752/psi.6053

Palavras-chave:

Saúde, Escola, Criança, Família,

Resumo

Os autores desenvolvem neste trabalho um modelo de intervenção em saúde escolar, reforçando a vantagem da realização dum exame global de saúde no final da idade pré- escolar. Foi feito um levantamento dos objectivos gerais pedagógicos definidos para a educação pré-escolar, dos objectivos da Educação para a Saúde Pré-Escolar e reflectiram sobre a intervenção adequada e articulada em crianças com necessidades educativas especiais, não só no que concerne a necessidades específicas resultantes do tipo e grau de deficiência, mas também na prevenção de outra pro- blemática emergente. Um desenvolvimento harmonioso apela à precocidade da intervenção educativa e à necessidade de se realizar acções de educação para a saúde no jardim de infância.

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Publicado

2005-12-01

Edição

Secção

Artigos de Revisão