Programa de intervenções assistidas por animais para crianças com transtorno do espectro autista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12707/RV20153

Palavras-chave:

criança, transtorno do espectro autista, terapia assistida por animais, família

Resumo

Enquadramento: O transtorno do espectro autista implica adequações no quotidiano de cuidado da criança. Neste cenário, as intervenções assistidas por animais parecem atuar como facilitador na manutenção da qualidade de vida destes indivíduos.

Objetivo: Desenvolver um modelo de programa de intervenções assistidas por animais aplicável às crianças com transtorno do espectro autista (PIAAC-TEA).

Metodologia: Estudo metodológico para a construção de um programa de intervenções assistidas por animais, aplicável às crianças com transtorno do espectro autista, baseado no modelo de intervenções complexas do Medical Research Council que consiste em quatro etapas: identificação da evidência, identificação e desenvolvimento da teoria, processo de modelagem, avaliação da eficácia.

Resultados: O processo de desenvolvimento do PIAAC-TEA resultou, até ao momento, na construção da versão 1 do programa que consta dos seguintes itens: planeamento do programa, planeamento da sessão, implementação, notas de campo e avaliação final.

Conclusão: A versão 1 do PIACC-TEA apresenta formatação alinhada às características do seu público-alvo, ancoradas em dados primários de investigação em campo e bibliográfica atualizada. A sua eficácia e validação será avaliada em etapas posteriores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Baio, J., Wiggins, L., & Christensen, D. L., Maenner, M. J., Daniels, J., Warren, Z., Kurzius-Spencer, M., Zahorodny, W., Rosenberg, C. R., White, T., Durkin, M. S., Imm, P., Nikolau, L., Yeargin-Allsopp, M., Lee, L.-C., Harrington, R., Lopez, M., Fitzgerald, R. T., Hewitt, A., ... Dowling, N. F. (2018). Prevalence of autismo spectrum disorder among children aged 8 years-autism and developmental disabilities monitoring network, 11 sites, United States, 2014. MMWR Surveillance Summaires, 67(6), 1–23. https://doi. org/10.15585/mmwr.ss6706a1

Becker, J. L., Rogers, E. C., & Burrows, B. (2017). Animal-assisted social skills training for children with autism spectrum disorders. Anthrozoos, 30(2), 307-326. https://doi.org/10.1080/08927936.2017.1311055

Craig, P., Dieppe, P., Macintyre, S., Mitchie, S., Nazareth, I., & Petticrew, M. (2008). Developing and evaluating complex interventions: The new Medical Research Council guidance. BMJ, 337, 979-983. https://doi.org/10.1136/bmj.a1655

Dotti, J. (2014). Terapia e animais. Livrus. Funahashi, A., & Gruebler, A. (2014). Brief report: The smiles of a child with autism spectrum disorder during an animal-assisted activity may facilitate social positive behaviors—quantitative analysis with smile-detecting interface. Journal of Autism and Development Disorders, 44(3), 685–693. https://doi.org/10.1007/s10803-013-1898-4

Germone, M. M., Gabriels, R. L., Guérin, N. A., Pan, Z., Banks, T., & Haire, M. E. (2019). Animal-assisted activity improves social behaviors in psychiatrically hospitalized youth with autism. Autism, 23(7), 740-1751. https://doi.org/10.1177/1362361319827411

Guérin, N. A., Rodriguez, K. E., Brodhead, M. T., & O’Haire, M. E. (2017). Assessing preferences for animals in children with autism: A new use for video-based preference assessment. Frontiers in veterinary science, 4, 4-29. https://doi.org/10.3389/fvets.2017.00029

Haire, M. E. (2017). Research on animal-assisted intervention and autism spectrum disorder, 2012 – 2015. Applied developmental science, 21(3), 1-17. https://doi.org/10.1080/10888691.2016.1243988

Haire, M. E., Guérin, N. A., Kirkham, A. C., & Daigle, C. L. (2015). Animal-assisted intervention for autism spectrum disorder, HABRI central briefs 1–8. https://www.researchgate.net/publication/279193682_O’Haire_M_E_Guerin_N_A_Kirkham_A_C_Daigle_C_L_2015_Animal-assisted_intervention_for_autism_spectrum_disorder_HABRI_Central_Briefs_11_e1-8

Nitschke, R. G., Tholl, A. D., Potrich, T., Silva, K. M., Michelin, S. R., & Laureano, D. D. (2017). Contributions of Michel Maffesoli’s thinking to research in nursing and health. Texto e Contexto Enfermagem, 26(4). https://doi.org/10.1590/0104-07072017003230017

Organização Pan-Americana da Saúde, Organização Mundial da Saúde. (2017). Transtorno do espectro autista. https://www.paho.org/pt/topicos/transtorno-do-espectro-autista

Pet Partners. (2019). The Pet Partners Story. https://petpartners.org/about-us/petpartners-story

Polit, D. F., & Beck, C. T. (2011). Fundamentos de pesquisa em enfermagem: Avaliação de evidências para a prática da enfermagem (7.o ed). Artmed.

Smith, B., & Dale, A. (2016). Integrating animals into Australian classrooms: Benefits and barriers for children with Autism Spectrum Disorder. Pet Behaviour Science, 1, 13–22. https://doi.org/10.21071/pbs.v0i1.3994

Tooker, L. (2016). The benefits of having a dog present during immunisations in a special needs school. British Journal of School Nursing, 11(6), 305–307. https://doi.org/10.12968/bjsn.2016.11.6.305

Yap, E., Scheinberg, A., & Williams, K. (2017). Attitudes to and beliefs about animal assisted therapy for children with disabilities. Complementary Therapies in Clinical Practice, 26, 47–52. https://doi.org/10.1016/j.ctcp.2016.11.009

Publicado

2021-09-30

Como Citar

Potrich, T., Nitschke, R. G., Marques, M. I. D., & Viegas, S. M. da F. (2021). Programa de intervenções assistidas por animais para crianças com transtorno do espectro autista. Revista De Enfermagem Referência, 5(7), 1–8. https://doi.org/10.12707/RV20153

Edição

Secção

Artigos de Investigação