Advocacy e condições de trabalho na universidade: Estratégia para o empoderamento do docente de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12707/RVI22042

Palavras-chave:

advocacia em saúde, condições de trabalho, docente de enfermagem, enfermagem

Resumo

Enquadramento: No campo da enfermagem a advocacy procura contribuir no direito à saúde, que se insere no campo dos direitos humanos, pois está intrinsecamente relacionado ao direito de todos a uma vida saudável.

Objetivo: Analisar a perceção de docentes sobre a advocacy na enfermagem e discutir as estratégias de promoção de advocacy para o trabalhador docente universitário de enfermagem.

Metodologia: Estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa realizado em duas universidades públicas situadas no município do Rio de Janeiro, Brasil. Os participantes foram 14 docentes de enfermagem. Utilizou-se o grupo focal e os dados foram analisados à luz da técnica de análise de conteúdo.

Resultados: Destaca-se a advocacy como atividade imperativa para alcançar a defesa dos interesses da categoria profissional, bem como a utilização das mídias como estratégia de divulgação do trabalho da enfermagem, incluindo os docentes de enfermagem.

Conclusão: A advocacy é uma estratégia de promoção e valorização dos docentes de enfermagem em universidades sendo necessário o investimento nessa estratégia como importante recurso para a promoção da valorização profissional

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Albuquerque, A., Oliveira, I. M., & Dias, O. V. (2019). Os direitos humanos dos profissionais de enfermagem: Proposta de novo referencial. Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário, 8(1), 80-94. https://doi.org/10.17566/ciads.v8i1.514

Almeida, L. Y., Carrer, M. O., Souza, J., & Pillon, S. C. (2018). Evaluation of social support and stress in nursing students. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 52, e03405. https://doi.org/10.1590/S1980-220X2017045703405

Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. Edições 70.

Buss, N., & Perron, A. (2020). The quality of quality criteria: Re placating the development of the Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research (COREQ). International Journal of Nursing Studies, 102(1), 103452. https://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2019.103452

Cacciari, H., Haddad, M. C., Wolff, L. D., Dalmas, J. C., & Pissinati, P. S. (2017). Qualidade de vida dos trabalhadores readequados e readaptados de uma universidade estadual pública. Revista Gaúcha de Enfermagem, 38(1), e60268. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2017.01.60268

Cardoso, R. J., Graveto, J. M., & Queiroz, A. M. (2014). The exposure of the nursing profession in online and print media. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 22(1), 144-149. https://doi.org/10.1590/0104-1169.3144.2394

Conselho Federal de Enfermagem. (2022). Enfermagem em números. http://www.cofen.gov.br/enfermagem-em-numeros

Costa, É. S., Hyeda, A., & Maluf, E. M. (2017). Relationship between organizational support at work and risk of non-communicable chronic diseases in a health service. Revista Brasileira de Medicina do Trabalho, 15(2), 134-141. http://doi.org//10.5327/Z1679443520176046

Godinho, M. R., Ferreira, A. P., Moura, D. C., & Greco, R. M. (2019). Apoio social no trabalho: Um estudo de coorte com servidores de uma universidade pública. Revista Brasileira de Epidemiologia, 22, e190068. https://doi.org/10.1590/1980-549720190068

Granito, C., Bajanca, R., Calado, S., Silveira, S., Bilro, S. A., Prior, V., Cordeiro, R., & Calha, A. (2021). “Relação de Agência” (ADVOCACY) enfermeiro/cliente – desafio para a gestão: Revisão integrativa. Journal of Aging and Innovation, 10(3), 41-62. http://doi.org/10.36957/jai.2182-696X.v10i3-3

Koch, M. O., Biazi, R. J., & Benedetto, C. (2018). Estresse em docentes: Um estudo comparativo entre uma instituição de ensino superior pública e uma instituição de ensino superior privada na cidade de Toledo-PR. Revista Uningá Review, 21(1). https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1619/1230

Mafra, R. L. (2014). Comunicação, ocupação, representação: Três olhares sobre a noção de advocacy em contextos de deliberação pública. Revista Compolítica, 4(1), 181-204. https://doi.org/10.21878/compolitica.2014.4.1.61

Mendes, D. P., Barlem, E. L., Tomaschewisk-Barlem, J. G., Castanheira, J. S., Dalmolin, G. L., & Teixeira, C. O. (2019). O exercício de advocacy no âmbito da enfermagem: Uma análise filosófica gadameriana. Revista Enfermagem UERJ, 27, e43570. https://doi.org/10.12957/reuerj.2019.43570

Menezes, J. A., Manoel, M. S., Vargas, M. A., Camponogara, S., Brehmer, L. C., & Schneider, D. G. (2021). Advocacia do paciente por enfermeiros intensivistas: Uma revisão integrativa da literatura. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, 10(6), e53110615968. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i6.15968

Oliveira, M. A., & Silva, T. M. (2018). Health advocacy in nursing: Contribution to the reorientation of the Brazilian healthcare model. Revista Brasileira de Enfermagem, 71(Suppl. 1), 700-703. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0615

Reis, A. D., Mattos, O. B., & Brasileiro, M. E. (2019). A visão de profissionais da comunicação na imprensa escrita a respeito do papel da enfermagem. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, 10, 80-96. https://www.nucleodoconhecimento.com.br/saude/visao-de-profissionais

Rodrigues, M. A., Souza, K. R., Teixeira, L. R., & Larentis, A. L. (2020). A temporalidade social do trabalho docente em universidade pública e a saúde. Ciência & Saúde Coletiva, 25(5), 1829- 1838. https://doi.org/10.1590/1413-81232020255.33222019

Silva, V. R. (2017). Policy Advocacy: Contribuições para a construção de um conceito a partir de uma revisão sistemática da literatura. Revista da ESMESC, 24(30), 395-417. https://doi.org/10.14295/revistadaesmesc.v24i30.p395

Silveira, R. C., Ribeiro, I. K., Teixeira, G. S., Teixeira, L. N., & Sousa, P. H. (2017). Estilo de vida e saúde de docentes de uma instituição de ensino pública. Revista de Enfermagem da UFSM, 7(4), 601- 614. https://doi.org/10.5902/2179769224713

Soares, S. S., Lisboa, M. T., Queiroz, A. B., Silva, K. G., Leite, J. C., & Souza, N. V. (2021). Dupla jornada de trabalho na enfermagem: Dificuldades enfrentadas no mercado de trabalho e cotidiano laboral. Escola Anna Nery, 25(3), e20200380. https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2020-0380

Publicado

2023-05-26

Como Citar

Faria, S. N. P. ., Silva, K. G. ., Soares, S. S. S. ., Carvalho, E. C. ., Varella, T. C. M. M. L. ., & Souza, N. V. D. de O. . (2023). Advocacy e condições de trabalho na universidade: Estratégia para o empoderamento do docente de enfermagem. Revista De Enfermagem Referência, 6(2), 1–7. https://doi.org/10.12707/RVI22042

Edição

Secção

Artigos de Investigação