Componentes de um guia informatizado de boas práticas para a simulação em enfermagem: Estudo qualitativo
DOI:
https://doi.org/10.12707/RVI24.81.36977Palavras-chave:
simulação, enfermagem, educação em enfermagem, guia de boas práticas, softwareResumo
Enquadramento: A simulação é reconhecida como sendo uma estratégia de ensino que permite a interligação entre o conhecimento teórico e a realidade da prestação de cuidados, contribuindo para o desenvolvimento de determinadas competências no processo de ensino/ aprendizagem. Os Guias de Boas Práticas, no contexto da formação de profissionais de saúde, permitem a orientação e suporte às práticas simuladas no decurso do processo de aprendizagem dos estudantes de enfermagem.
Objetivo: Identificar as componentes de um Guia de Boas Práticas Informatizado para a simulação em enfermagem.
Metodologia: Estudo qualitativo tendo como método de recolha de dados um Focus Group, com recurso a um painel de peritos composto por seis docentes de uma escola superior de saúde da região Norte de Portugal.
Resultados: Foram identificadas quatro componentes, nomeadamente, materiais, níveis de acesso, cenário e avaliação.
Conclusão: As componentes identificadas são fundamentais para a construção de um Guia de Boas Práticas Informatizado para a Simulação com impacte na uniformização de toda a estrutura e dinâmica de aprendizagem na enfermagem.
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