Prática docente assistencial: compartilhamento de ações para o ensino na atenção primária em saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12707/RV20080

Palavras-chave:

ensino superior, educação em enfermagem, atenção primária à saúde, comunidade de prática

Resumo

Enquadramento: A prática docente na atenção primária é complexa, podendo a comunidade de prática servir como espaço de formação pedagógica para os enfermeiros supervisores e enfermeiros docentes.

Objetivo: Descrever as ações identificadas por enfermeiros supervisores e enfermeiros docentes em comunidade de prática docente assistencial no ensino na atenção primária em saúde.

Metodologia: Pesquisa-ação, qualitativa, realizada com grupos focais com 13 enfermeiros supervisores da atenção primária e enfermeiros docentes. Utilizou-se o software de análise de dados AtlasTi 8, e análise de conteúdo de Bardin.

Resultados: Obtiveram-se três categorias: Ações dos enfermeiros docentes para a qualificação da formação em enfermagem na atenção primária em saúde; Ações dos enfermeiros supervisores para a qualificação da formação em enfermagem na atenção primária em saúde; Ações das Instituições de Ensino e de Saúde para a qualificação da prática docente na atenção primária em saúde.

Conclusão: Os membros constituíram-se enquanto uma comunidade de prática, pois compartilharam interesses comuns, levando ao engajamento sobre definição de ações no exercício docente com especificidade na atenção primária.

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Publicado

2021-03-31

Como Citar

Zamprogna, K. M., Backes, V. M. S., Menegaz, J. do C., Silva, G. T. R., Oliveira, M. L. C. de, Fraga, F. M. R., & Tristão, F. R. (2021). Prática docente assistencial: compartilhamento de ações para o ensino na atenção primária em saúde. Revista De Enfermagem Referência, 5(5), 1–8. https://doi.org/10.12707/RV20080

Edição

Secção

Artigos de Investigação