Higiene das mãos

perceção das atitudes dos estudantes de enfermagem

Autores

  • Ana Andrade CI&DETS, Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Viseu
  • Rosa Martins CI&DETS, Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Viseu
  • Helena Moreira CI&DETS, Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Viseu
  • António Dias CI&DETS, Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Viseu
  • Isabel Bica CI&DETS, Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Viseu. CINTESIS, Center for Health Technology and Services Research

DOI:

https://doi.org/10.48492/servir021.21360

Palavras-chave:

Conhecimentos, Atitudes, Estudantes de Enfermagem, Higiene das mãos

Resumo

INTRODUÇÃO

A Higiene das mãos incluída nas Precauções Básicas de Segurança contribui para a prevenção e controlo das infeções associadas aos cuidadas de saúde e visa a melhoria continua da qualidade dos mesmos. É uma das práticas que contribui para a redução da morbilidade e mortalidade dos doentes. Os estudantes de enfermagem, em contexto de prática clínica, devem ter a perceção da importância desta prática aquando da prestação dos cuidados.

OBJETIVO

Avaliar a perceção dos estudantes de enfermagem acerca das suas atitudes no âmbito da higiene das mãos. Determinar se as variáveis sociodemográficas e o nível de conhecimento influenciam a perceção dos estudantes acerca da importância da higiene das mãos.

MÉTODOS

Realizou-se um estudo transversal, descritivo-correlacional, de natureza quantitativa, no qual participaram 258 estudantes de Enfermagem, com idades entre os 19 e 45 anos (21.39 ± 2.490). Para a mensuração das variáveis utilizou-se uma ficha de caracterização sociodemográfica e familiar e para a perceção das atitudes e dos conhecimentos sobre a higiene das mãos foi construído um questionário com base nas guidelines da Organização Mundial de Saúde (OMS).

RESULTADOS

Dos estudantes inquiridos 46.1% coabitam com os pais/ familiares. A maioria (51.9%) não tem familiares ligados à área da saúde. Relativamente às atitudes em relação à higiene das mãos, 76% considera-as adequadas. Referem higienizar as mãos nos cinco momentos preconizados. A perceção dos estudantes acerca das atitudes é influenciada apenas pelo nível de conhecimentos sobre a importância da higiene das mãos (X2=21.196, p=0.000).

CONCLUSÕES

A perceção dos estudantes sobre as suas atitudes é importante pois permite uma maior consciencialização o que leva a mudanças de comportamento na prática da higiene das mãos. O plano de estudos do curso de Enfermagem assume particular importância levando a uma maior adesão a práticas adequadas com repercussões na melhoria dos cuidados de enfermagem prestados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Ficheiros Adicionais

Publicado

2016-02-29

Como Citar

Andrade, A., Martins, R., Moreira, H., Dias, A. ., & Bica, I. (2016). Higiene das mãos: perceção das atitudes dos estudantes de enfermagem . Servir, 59(1), 22–26. https://doi.org/10.48492/servir021.21360