Fatores que interferem na Higiene do sono em crianças
Resumo
Introdução: Padrões de sono adequados em qualidade e quantidade são fundamentais para a promoção de um crescimento e desenvolvimento saudáveis na criança. Desta forma, conhecer os fatores que interferem nos padrões de sono em crianças é fundamental para que os profissionais de saúde, designadamente os enfermeiros, consigam informar, capacitar e encaminhar os pais a desenvolverem estratégias promotoras de uma adequada higiene do sono.
Objetivos: Analisar a produção científica sobre fatores que interferem na higiene do sono em crianças dos 6 aos 11 anos.
Material e Métodos: Efetuou-se uma revisão integrativa da literatura através da pesquisa de estudos entre janeiro de 2016 e junho de 2021, recorrendo às de bases de dados PubMed/Medline, CINAHL e B-on, resultando na inclusão de 6 estudos.
Resultados: Os fatores identificados e que podem interferir na higiene do sono em crianças com 6 - 11 anos são as habilitações literárias dos pais; a idade da criança; o hábito da sesta; ver televisão para adormecer; partilhar a cama e /ou o quarto; sono agitado; despertares noturnos; estado civil da mãe; rendimento familiar mensal; jogar computador durante 1 hora ou mais por dia; hábitos alimentares; o consumo regular de peixe; ser filho único; resistência na hora de deitar; início do sono tardio; ansiedade relacionada com o sono; realizar exercício físico; levantar em horários diferentes e realizar os trabalhos de casa.
Conclusões: Através deste estudo foram identificados vários fatores associados com os padrões de sono em crianças, a maioria deles modificáveis. O enfermeiro constitui o principal elo de ligação com a criança e sua família para minimizar o impacto destes fatores desenvolvendo estratégias de promoção da higiene do sono, com consideráveis vantagens e ganhos em saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
No intuito de promover a livre circulação do conhecimento, a Servir funciona em regime de acesso livre (open access). Todo o seu conteúdo está disponível e protegido sob a licença Creative Commons (CC BY 4.0).
A revista permite o auto-arquivo em repositórios institucionais de todas as versões, podendo ficar imediatamente disponíveis.