A formação das enfermeiras de Saúde Pública da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (1958-1968)

Autores

  • Elisa Garcia Instituto de Ciências da Saúde,Universidade Católica Portuguesa Lisboa
  • José Amendoeira Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Santarém

Resumo

 Introdução: Em Portugal, a reforma do ensino de enfermagem de 1952, extinguiu os cursos de visitadoras sanitárias e de enfermeiras visitadoras de higiene, ignorando a preparação de pessoal de enfermagem para a Saúde Pública. Esta comunicaçao pretende contribuir para o conhecimento da história da enfermagem através da descrição e explicitação da formação de enfermagem de saúde pública, criada pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Objetivos: Descrever a criação e evolução do estágio teórico prático que pretendia preparar as enfermeiras para os serviços de saúde da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, em meados do século XX.

Explicitar a matriz curricular, condições de admissão, organização e seu funcionamento.

Material e Métodos: Utilizou-se metodoligia de investigação histórica e a análise documental abarcando a criação do estágio teórico prático, até à sua extinçao.

Resultados: Constatou-se que em 1958, por influência das orientações da OMS para a enfermagem de saúde, e sob proposta da Superientendente de Enfermagem, foi criado um estágio teórico prático pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa que pretendia preparar as enfermeiras para os seus serviços de saúde e permitir o acesso à categoria de Educadora de Saúde Pública. Era,exclusivamente, para as enfermeiras dos serviços. Foi iniciado com 5 displinas e a duração de 3 meses Posteriormente, admitiu enfermeiras de outras instituições, foi evoluindo para 13 disciplinas com a duração de um ano lectivo até à sua extinção, em 1968.

Conclusões: Considera-se que a reflexão e discussão sobre esta formação teórica prática, de 1958-1968, em enfermagem de saúde pública, possibilita aos enfermeiros o conhecimento sobre a formação organizada para preparar os enfermeiros com o curso geral de enfermagem, para aprática clínica, tendo em conta que a Escola de Enfermagem de Saúde Pública foi criada, em 1967.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-07-04

Como Citar

Garcia, E. ., & Amendoeira, J. . (2023). A formação das enfermeiras de Saúde Pública da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (1958-1968). Servir, 2(01e), 36. Obtido de https://revistas.rcaap.pt/servir/article/view/31590