A formação das enfermeiras de Saúde Pública da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (1958-1968)
Resumen
Introdução: Em Portugal, a reforma do ensino de enfermagem de 1952, extinguiu os cursos de visitadoras sanitárias e de enfermeiras visitadoras de higiene, ignorando a preparação de pessoal de enfermagem para a Saúde Pública. Esta comunicaçao pretende contribuir para o conhecimento da história da enfermagem através da descrição e explicitação da formação de enfermagem de saúde pública, criada pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Objetivos: Descrever a criação e evolução do estágio teórico prático que pretendia preparar as enfermeiras para os serviços de saúde da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, em meados do século XX.
Explicitar a matriz curricular, condições de admissão, organização e seu funcionamento.
Material e Métodos: Utilizou-se metodoligia de investigação histórica e a análise documental abarcando a criação do estágio teórico prático, até à sua extinçao.
Resultados: Constatou-se que em 1958, por influência das orientações da OMS para a enfermagem de saúde, e sob proposta da Superientendente de Enfermagem, foi criado um estágio teórico prático pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa que pretendia preparar as enfermeiras para os seus serviços de saúde e permitir o acesso à categoria de Educadora de Saúde Pública. Era,exclusivamente, para as enfermeiras dos serviços. Foi iniciado com 5 displinas e a duração de 3 meses Posteriormente, admitiu enfermeiras de outras instituições, foi evoluindo para 13 disciplinas com a duração de um ano lectivo até à sua extinção, em 1968.
Conclusões: Considera-se que a reflexão e discussão sobre esta formação teórica prática, de 1958-1968, em enfermagem de saúde pública, possibilita aos enfermeiros o conhecimento sobre a formação organizada para preparar os enfermeiros com o curso geral de enfermagem, para aprática clínica, tendo em conta que a Escola de Enfermagem de Saúde Pública foi criada, em 1967.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
No intuito de promover a livre circulação do conhecimento, a Servir funciona em regime de acesso livre (open access). Todo o seu conteúdo está disponível e protegido sob a licença Creative Commons (CC BY 4.0).
A revista permite o auto-arquivo em repositórios institucionais de todas as versões, podendo ficar imediatamente disponíveis.