Intervenções de enfermagem promotoras da segurança da pessoa em hospitalização domiciliária

protocolo de scoping review.

Autores

  • Carla Isabel da Silva Correia Centro Hospitalar Tondela Viseu; Estudante de Doutoramento em Enfermagem UL/ESEL; Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR)
  • Carlos Albuquerque Investigador da UICISA: E e Professor na Escola Superior de Saúde de Viseu - IPV
  • Maria Adriana Pereira Henriques Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR); Escola Superior de Enfermagem de Lisboa. Departamento de Enfermagem de Saúde Comunitária

Resumo

Introdução: O seguimento da gravidez de baixo risco na consulta de Saúde Materna (SM) dos Cuidados de Saúde Primários (CSP), é regulado por datas-chave, definidas pela Direção Geral de Saúde e também pelos indicadores de SM da Contratualização dos CSP. Ao cumprir com as datas corretas, estamos a contribuir para aumentar o bem-estar da grávida e da criança e também para o desempenho da Unidade de Saúde Familiar.

Objetivos: Criar um instrumento para cálculo dos intervalos temporais corretos com vista à realização dos diversos procedimentos a realizar ao longo da gravidez/puerpério imediato, para aprimorar o planeamento destas consultas pela equipa de saúde familiar.

Material e Métodos: Foi criado um ficheiro em Excel, para obtenção automática dos períodos ótimos de realização de Análises, Ecografias, Imunizações, Referenciações, calculados a partir da Data da Última Menstruação ou da Data Provável do Parto. Esta informação está de acordo com as datas preconizadas pela DGS e dá cumprimento aos indicadores contratualizados.

Resultados: A demonstração do ficheiro às grávidas/casal nas consultas de Saúde Materna, nas respetivas USF bem como o seu fornecimento à grávida/casal, ajuda a que esta transição normativa, no seu ciclo vital, seja vivenciada de forma mais calma e confiante e ajuda a equipa de saúde familiar no cumprimento dos vários procedimentos a realizar nas respetivas datas.

Conclusões: A determinação das datas-chave da gravidez de baixo risco, ajuda a grávida a vivenciar uma gravidez mais tranquila. Ao agrupar os procedimentos aconselhados num só documento, permite uma melhor gestão do tempo e das emoções numa fase tão sensível para a grávida/casal. Este instrumento tornou-se uma mais valia para a equipa de saúde familiar, facilitando prestação e a gestão dos cuidados e procedimentos a realizar nos Cuidados de Saúde Primários.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-07-04

Como Citar

Correia, C. I. da S. ., Albuquerque, C. ., & Henriques, M. A. P. . (2023). Intervenções de enfermagem promotoras da segurança da pessoa em hospitalização domiciliária: protocolo de scoping review. Servir, 2(01e), 52. Obtido de https://revistas.rcaap.pt/servir/article/view/31601