Padrões de qualidade dos cuidados de enfermagem
Resumo
Introdução: O conceito de qualidade tem acompanhado a evolução do homem ao longo dos tempos e a área da saúde não é exceção. Apesar da sua longevidade, o conceito de qualidade tem-se alterado e até integrado novos significados, onde os padrões de qualidade definidos pela Ordem dos Enfermeiros obtiveram um papel de destaquerelacionado com o desempenho global dos enfermeiros, no exercicio das suas funções.
Objetivos: A qualidade visa proporcionar um serviço capaz de satisfazer as necessidades e as vontades dos clientes. Atualmente entende-se a qualidade como uma satisfação das necessidades do cliente a custos adequados, sendo um parâmetro essencial para toda e qualquer instituição que presta cuidados.
Material e Métodos: Análise descritiva e analítica de documentos da Ordem dos Enfermeiros sobre os Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem.
Resultados: Os enunciados descritivos apontam precisamente qual o papel dos enfermeiros não só junto aos clientes como também à restante comunidade. Desta forma, os Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem contemplam seis enunciados descritivos: Satisfação do Cliente (o enfermeiro procura atingir os níveis mais altos de satisfação dos clientes); Promoção da saúde (o enfermeiro ajuda os clientes a alcançarem o máximo potencial de saúde); Prevenção de complicações (o enfermeiro previne futuras complicações na saúde dos clientes); Bem-estar e ao autocuidado dos clientes (o enfermeiro potencializa o bem-estar dos clientes e complementa as atividades de vida relativamente às quais o cliente é dependente); Readaptação funcional (o enfermeiro, em conjunto com o cliente, desenvolve processos de adaptação eficazes aos problemas de saúde) e Organização dos serviços de enfermagem (o enfermeiro contribui para atingir a máxima eficácia na organização dos cuidados de enfermagem).
Conclusões: A qualidade e a boa gestão dos cuidados de saúde proporcionam ao utente um ambiente de confiança que leva à sua satisfação relativamente aos cuidados prestados pelos profissionais de saúde. Contudo, bons cuidados significam coisas diferentes para diferentes pessoas, sendo a base para melhoria contínua da qualidade do exercício dos enfermeiros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
No intuito de promover a livre circulação do conhecimento, a Servir funciona em regime de acesso livre (open access). Todo o seu conteúdo está disponível e protegido sob a licença Creative Commons (CC BY 4.0).
A revista permite o auto-arquivo em repositórios institucionais de todas as versões, podendo ficar imediatamente disponíveis.