O tempo de exposição aos ecrãs e a qualidade de sono em crianças em idade escolar
DOI:
https://doi.org/10.48492/servir0208.34205Palavras-chave:
Criança, Tecnologia Digital, Sono, FamíliaResumo
Introdução: Os avanços tecnológicos das últimas décadas aumentaram significativamente o uso de dispositivos eletrónicos com ecrã para atividades de lazer em todas as idades, sendo problemático o tempo excessivo de ecrã para a saúde das crianças, com destaque para a sua qualidade de sono.
Objetivo/s: Identificar as evidências científicas sobre a relação entre o tempo de exposição aos ecrãs e a qualidade de sono de crianças em idade escolar (6/12 anos).
Métodos: Estudo de revisão integrativa da literatura, através de pesquisa na base de dados bibliográficos online PubMed, CINAHL Complete, com os descritores Mesh: screen time, sleep quality e child. Foi seguido o fluxograma do modelo PRISMA, respeitando os critérios de inclusão: artigos científicos, disponíveis em texto integral, nos idiomas português, inglês ou espanhol, relativos a estudos primários, empíricos, de abordagem quantitativa, publicados entre 2017 e 2023.
Resultados: O tempo de ecrã variou em conformidade com a dimensão da amostra e idade das crianças, mas, em todos os estudos, a duração média do tempo de ecrã excedeu o recomendado para a idade. Em cada um dos estudos incluídos, as crianças que estavam expostas a uma maior utilização de dispositivos digitais apresentavam alterações nos seus ciclos de sono, particularmente na fase REM (Rapid eye movement sleep) e latência do sono.
Conclusão: Os resultados dos estudos demonstram que a duração do tempo do ecrã está relacionada com a diminuição da qualidade de sono, potenciando mais despertares noturnos, parassónias, resistência em ir para a cama e início de sono mais tardio.
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