O tempo de exposição aos ecrãs e a qualidade de sono em crianças em idade escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48492/servir0208.34205

Palavras-chave:

Criança, Tecnologia Digital, Sono, Família

Resumo

Introdução: Os avanços tecnológicos das últimas décadas aumentaram significativamente o uso de dispositivos eletrónicos com ecrã para atividades de lazer em todas as idades, sendo problemático o tempo excessivo de ecrã para a saúde das crianças, com destaque para a sua qualidade de sono. 

Objetivo/s: Identificar as evidências científicas sobre a relação entre o tempo de exposição aos ecrãs e a qualidade de sono de crianças em idade escolar (6/12 anos).

Métodos: Estudo de revisão integrativa da literatura, através de pesquisa na base de dados bibliográficos online PubMed, CINAHL Complete, com os descritores Mesh:  screen time, sleep quality e child. Foi seguido o fluxograma do modelo PRISMA, respeitando os critérios de inclusão: artigos científicos, disponíveis em texto integral, nos idiomas português, inglês ou espanhol, relativos a estudos primários, empíricos, de abordagem quantitativa, publicados entre 2017 e 2023.

Resultados: O tempo de ecrã variou em conformidade com a dimensão da amostra e idade das crianças, mas, em todos os estudos, a duração média do tempo de ecrã excedeu o recomendado para a idade. Em cada um dos estudos incluídos, as crianças que estavam expostas a uma maior utilização de dispositivos digitais apresentavam alterações nos seus ciclos de sono, particularmente na fase REM (Rapid eye movement sleep) e latência do sono.

Conclusão: Os resultados dos estudos demonstram que a duração do tempo do ecrã está relacionada com a diminuição da qualidade de sono, potenciando mais despertares noturnos, parassónias, resistência em ir para a cama e início de sono mais tardio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Amelia, V. L., & Ramdani, M. L. (2019). Screen time activity and its impact to sleep duration of school-aged. Medisains, 17(1), 3-7. http://dx.doi.org/10.30595/medisains.v17i1.4823.

American Academy of Pediatrics. (2016, October 21). American Academy of Pediatrics announces new recommendations for children’s media use. Newswise. https://www.newswise.com/articles/american-academy-of-pediatrics-announces-new-recommendations-for-children-s-media-use#:~:text=Among%20the%20AAP%20recommendations%3A&text=For%20children%20younger%20than%2018,understand%20what%20they're%20seeing

Bagley, E. J., Kelly, R. J., Buckhalt, J. A., & El-Sheikh, M. (2015). What keeps low-SES children from sleeping well: The role of presleep worries and sleep environment. Sleep Medicine, 16(4), 496–502. https://doi.org/10.1016/j.sleep.2014.10.008

Buabbas, A. J., Al-Mass, M. A., Al-Tawari, B. A., & Buabbas, M. A. (2020). The detrimental impacts of smart technology device overuse among school students in Kuwait: a cross-sectional survey. BMC Pediatrics, 20(1). doi:10.1186/s12887-020-02417-x

Canadian Paediatric Society (2017, October 9). Screen time and young children: Promoting health and development in a digital world. Paediatrics & Child Health, 22 (8), 461–468, https://doi.org/10.1093/pch/pxx123

Carrasco-Marín, F., Petermann-Rocha, F., Martorell, M., Concha-Cisternas, Y., Parra-Soto, S., Zapata-Lamana, R., Albornoz-Guerrero, J., García-Pérez-de-Sevilla G, Parra-Rizo M. A., & Cigarroa, I. (2022). Physical fitness, screen time and sleep habits according to obesity levels in schoolchildren: Findings from the health survey of the extreme south of Chile. International Journal of Environmental Research and Public Health, 19(20), 13690. http://dx.doi.org/10.3390/ijerph192013690

Cartanyà‐Hueso, À., Lidón‐Moyano, C., Martín‐Sánchez, J. C., González‐Marrón, A., Matilla‐Santander, N., Miró, Q., & Martínez‐Sánchez, J. M. (2020). Association of screen time and sleep duration among spanish 1‐14 years old children. Paediatric and Perinatal Epidemiology, 35(1),120-129. https://doi.org/10.1111/ppe.12695

Cerca, F., & Prior, C. (2018). Sleep and Media Screens in Pediatric Ages. Nascer e Crescer Birth And Growth Medical Journal; Vol XXVII, 1, 33-38.

Crivello, A., Barsocchi, P., Girolami, M., & Palumbo, F. (2019). The meaning of sleep quality: A survey of available technologies. IEEE Access, 7, 167374-167390. https://doi.org/10.1109/ACCESS.2019.2953835

Cunha, M., & Santos, E. (2021). Revisão sistemática da literatura com meta-análise: Um guia prático para iniciantes. Edições Esgotadas.

Fadzil, A. (2021). Factors affecting the quality of sleep in children. Children, 8(122), 2-8. https://doi.org/10.3390/children8020122

Ferrito, C. (2007). Enfermagem baseada na evidência: Estudo piloto sobre necessidades de informação científica para a prática de enfermagem. Revista Percursos, 3, 36-40. http://hdl.handle.net/10400.26/9019

Hale, L., Kirschen, G. W., LeBourgeois, M. K., Gradisar, M., Garrison, M. M., Montgomery-Downs, H., Kirschen, H., McHale, S. M., Chang, A. M., & Buxton, O. M. (2018). Youth screen media habits and sleep: Sleep-friendly screen behavior recommendations for clinicians, educators, and parents. Child and Adolescent Psychiatric Clinics of North America, 27(2), 229-245. https://doi.org/10.1016/j.chc.2017.11.014

Hisler, G. C., Hasler, B. P., Franzen, P. L., Clark, D. B., Twenge, J. M. (2020). Screen media use and sleep disturbance symptom severity in children. Sleep Health. Dec; 6 (6):731-742. doi: 10.1016/j.sleh.2020.07.002.

Inci, F. H., Koştu, N., Çinar, I. Ö., Aslan, G. K., & Kartal, A. (2020). Sleeping habits of primary school children and affecting factors. Journal of Turkish Sleep Medicine, 7(2), 91-95. http://dx.doi.org/10.4274/jtsm.galenos.2020.19483

Joanna Briggs Institute - JBI (2017). Joannabriggs.org. https://joannabriggs.org/ebp/critical_appraisal_tools

Karani, N. F., Sher, J., & Mophosho, M. (2022). The influence of screen time on children's language development: A scoping review. The South African journal of communication disorders = Die Suid-Afrikaanse tydskrif vir Kommunikasieafwykings, 69(1), e1–e7. https://doi.org/10.4102/sajcd.v69i1.825

Lubbe, W., Ham-Baloyi, W., & Smit, K. (2020). The integrative literature review as a research method: A demonstration review of research on neurodevelopmental supportive care in preterm infants. Journal of Neonatal Nursing, 26(6), 308-315. https://doi.org/10.1016/j.jnn.2020.04.006

Lund, L., Sølvhøj, I. N., Danielsen, D., & Andersen, S. (2021). Electronic media use and sleep in children and adolescents in western countries: A systematic review. BMC Public Health 21, 1598. https://doi.org/10.1186/s12889-021-11640-9

Moher, D., Liberati, A., Tetzlaff, J., Altman, D. G., & PRISMA Group (2009). Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: The PRISMA statement. PLoS Medicine, 6(7), e1000097. https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1000097

National Sleep Foundation (2015). Recommends New Sleep Times | Sleep Foundation. https://www.sleepfoundation.org/press-release/national-sleep-foundation-recommends-new-sleep-times.

Paruthi, S., Brooks, L. J., D'Ambrosio, C., Hall, W. A., Kotagal, S., Lloyd, R. M., Malow, B. A., Maski, K., Nichols, C., Quan, S. F., Rosen, C. L., Troester, M. M., & Wise, M. S. (2016). Recommended amount of sleep for pediatric populations: A consensus statement of the American Academy of sleep medicine. Journal of Clinical Sleep Medicine, 12(6), 785-786. https://doi.org/10.5664/jcsm.5866

Qin, Z., Wang, N., Ware, R. S., Sha, Y., & Xu, F. (2021). Lifestyle-related behaviors and health-related quality of life among children and adolescents in China. Health and Quality of Life Outcomes, 19(8). https://doi.org/10.1186/s12955-020-01657-w

Ranum, B. M., Wichstrøm, L., Pallesen, S., Falch-Madsen, J., & Steinsbekk, S. (2021). Persistent short sleep from childhood to adolescence: Child, parent and peer predictors. Nature and Science of Sleep, 13, 163-175. https://doi.org/10.2147/NSS.S290586

Reid Chassiakos, Y. L., Radesky, J., Christakis, D., Moreno, M. A., Cross, C., & Council on Communications and Media (2016). Children and adolescents and digital media. Pediatrics, 138(5), e20162593. https://doi.org/10.1542/peds.2016-2593

Rodrigues, D., Gama, A., Machado-Rodrigues, A. M., Nogueira, H., Silva, M. R. G., Rosado-Marques, V., & Padez, C. (2020). Social inequalities in traditional and emerging screen devices among portuguese children: A cross-sectional study. BMC Public Health, 20, 902, 2-10. https://doi.org/10.1186/s12889-020-09026-4

Sigman, A. (2012). Time for a view on screen time. Archives of Disease in Childhood, 97(11), 935–942. https://doi.org/10.1136/archdischild-2012-302196

Souza, M. T., Silva, M. D., & Carvalho, R. (2010). Integrative review: What it is and how to do. Einstein, 8(1), 102-6. https://doi.org/10.1590/S1679-45082010RW1134

World Health Organization (2019). Guidelines on physical activity, sedentary behaviour and sleep for children under 5 years of age. WHO https://apps.who.int/iris/handle/10665/311664

Yalçin, S. S., Tezol, Ö., Çaylan, N., Erat Nergiz, M., Yildiz, D., Çiçek, Ş., & Oflu, A. (2021). Evaluation of problematic screen exposure in pre-schoolers using a unique tool called “seven-in-seven screen exposure questionnaire”: Cross-sectional study. BMC Pediatr; 21, 472. https://doi.org/10.1186/s12887-021-02939-y

Ohayon, M., Wickwire, E. M., Hirshkowitz, M., Albert, S. M., Avidan, A., Daly, F. J., Dauvilliers, Y., Ferri, R., Fung, C., Gozal, D., Hazen, N., Krystal, A., Lichstein, K., Mallampalli, M., Plazzi, G., Rawding, R., Scheer, F. A., Somers, V., & Vitiello, M. V. (2017). National sleep foundation’s sleep quality recommendations: First report. Sleep Health, 3(1), 6–19. https://doi.org/10.1016/j.sleh.2016.11.006

Zhao, J., Zhang, Y., Jiang, F., Ip, P., Ho, F. K. W., Zhang, Y., & Huang, H. (2018). Excessive screen time and psychosocial well-being: The mediating role of body mass index, sleep duration, and parent-child interaction. The Journal of pediatrics, 202, 157-162.e1. https://doi.org/10.1016/j.jpeds.2018.06.029

Publicado

2024-06-25

Como Citar

Carvalho, M. I. B. de, Santos, J. ., Cabra, J. ., Santos, M. ., Amaral, R. ., Santos, S. ., Andrade, V. ., Condeço, L. ., & Cordeiro, M. . (2024). O tempo de exposição aos ecrãs e a qualidade de sono em crianças em idade escolar. Servir, 2(08), e34205. https://doi.org/10.48492/servir0208.34205