Saúde Mental dos Professores do Ensino Superior no Trabalho
Revisão integrativa da literatura
DOI:
https://doi.org/10.48492/servir0212.39102Palavras-chave:
Saúde mental, Professores, Ensino Superior, Stress Ocupacional, Desempenho Profissional, Local de Trabalho, Doença Mental, Esgotamento PsicológicoResumo
Introdução: O stresse ocupacional ocorre devido a más condições no trabalho, afetando negativamente a saúde mental, capacidades e desempenho dos professores do ensino superior. Tem efeito significativo na sua qualidade de vida, saúde e satisfação profissional.
Objetivo/s: Investigar os fatores que interferem na saúde mental dos professores do ensino superior no trabalho.
Métodos: Realizou-se uma revisão integrativa da literatura, com pesquisa em plataformas electrónicas - Pubmed®Medline, Web of Science e Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal, incluindo estudos publicados entre 2017 a 2022. O corpus da revisão constitui-se por 5 estudos.
Resultados: Os estudos incluídos na revisão integrativa da literatura, revelam que os professores apresentam níveis moderados a elevados de stresse ocupacional e burnout. A sobrecarga laboral, as pressões inerentes ao exercício profissional, a pouca possibilidade de sucesso na carreira, questões remuneratórias e as condições do trabalho são fatores que levam ao declínio da saúde mental. Os estudos também evidenciam alguns efeitos negativos na saúde mental, a nível físico (deterioração da saúde física), psicológico (ansiedade, stresse e depressão) e social (diminuição do tempo de lazer e vida social). Os professores sob stresse demonstram sintomas depressivos, ansiedade, baixa satisfação com a vida. Consequentemente, apresentam altos níveis de sobrecarga levando à diminuição da qualidade de vida com impacto na saúde física e mental.
Conclusão: É fundamental a compreensão/conhecimento dos fatores que interferem na saúde mental dos professores, possibilitando adequar práticas e cuidados de enfermagem, diferenciados e especializados, na promoção da saúde mental, através de intervenções psicoterapêuticas adequadas aos professores, potenciando-lhes saúde mental.
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