O aluno ideal do 1.º ciclo: conceções de professoras num contexto de performatividade

Autores

  • Benedita Portugal e Melo UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal
  • Manuela Ferreira CIIE/FPCE, Universidade do Porto, Porto, Portugal
  • Ana Matias Diogo CICS.NOVA.UAC/CICS.UAc, Universidade dos Açores, Ponta Delgada, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.7458/SPP202510943328

Palavras-chave:

aluno ideal, professoras, ensino primário, performatividade

Resumo

Este texto discute os resultados de uma investigação que teve como objetivo analisar as conceções de professoras do 1.º ciclo do ensino básico sobre o que define o bom aluno, partindo do contexto atual de pressão para os resultados. Através da análise de conteúdo às entrevistas realizadas a três professoras de contextos geográficos e sociais distintos, nos anos letivos de 2016-17, 2017-18 e 2018-19, demonstra-se como as suas conceções revelam discursos e expectativas relativamente à excelência escolar mais ou menos permeáveis à ideologia da performatividade, e parecem dependentes das características socioculturais e económicas dos seus públicos estudantis.

Downloads

Publicado

2025-10-20

Edição

Secção

Artigos