O aluno ideal do 1.º ciclo: conceções de professoras num contexto de performatividade
DOI:
https://doi.org/10.7458/SPP202510943328Palavras-chave:
aluno ideal, professoras, ensino primário, performatividadeResumo
Este texto discute os resultados de uma investigação que teve como objetivo analisar as conceções de professoras do 1.º ciclo do ensino básico sobre o que define o bom aluno, partindo do contexto atual de pressão para os resultados. Através da análise de conteúdo às entrevistas realizadas a três professoras de contextos geográficos e sociais distintos, nos anos letivos de 2016-17, 2017-18 e 2018-19, demonstra-se como as suas conceções revelam discursos e expectativas relativamente à excelência escolar mais ou menos permeáveis à ideologia da performatividade, e parecem dependentes das características socioculturais e económicas dos seus públicos estudantis.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Benedita Portugal e

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
