Ferramentas jornalísticas na educação: uma rádio online para jovens

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.7458/SPP2017846102

Mots-clés :

Jornalismo, educação para os media, rádio, jovens, online

Résumé

A relação entre jornalismo e educação configura um campo ainda pouco explorado, embora a prática de princípios e técnicas jornalísticas se constitua também como ferramenta pedagógica. Neste artigo, partimos de um estudo de caso com rádio online, desenvolvido junto de comunidades juvenis, e recorremos a observação participante, entrevistas e grupos focais conduzidos no âmbito do projeto RadioActive Europe (2013-14), para mostrar como os jovens participantes assumem na vida quotidiana, e particularmente na escolar, papéis semelhantes aos usados nos contextos da rádio. A aprendizagem pela ação, contudo, necessita de processos de intervenção duradouros para que essa transposição dos papéis assumidos no projeto seja mais perene, dinâmica e fluida nos processos da vida pessoal.

Bibliographies de l'auteur

Maria José Brites, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade e Universidade Lusófona do Porto

Maria José Brites é Professora Auxiliar na ULP – Universidade Lusófona do Porto e investigadora de pós-doutoramento em Ciências da Comunicação no CECS – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, na Universidade do Minho, com financiamento da FCT (SFRH/BPD/92204/2013). Coordenou em Portugal o projeto RadioActive Europe (531245-LLP-1-2012-1-UK-KA3-KA3). Concluiu o doutoramento em Ciências da Comunicação, na Universidade Nova de Lisboa, em 2013. 

Sílvio Correia Santos, Centro de Investigação Media e Jornalismo, Universidade de Coimbra

Professor Auxiliar convidado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Doutorado em Ciências da Comunicação, tem-se especializado nas áreas da rádio, serviço público e multimédia.

Ana Jorge, Centro de Investigação Media e Jornalismo, Centro de Estudos de Comunicação e Cultura/Universidade Católica Portuguesa

Professora Auxiliar Convidada na Universidade Católica Portuguesa, doutorada e licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, onde realizou investigação de pós-doutoramento (2013-15).

Daniel Catalão, Universidade do Porto e Universidade Lusófona do Porto

Doutorando em  “Media Digitais” na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. É professor de Computação Multimedia e Interatividade e de Técnicas de Expressão Radiofónica na Universidade Lusófona do Porto e Jornalista/Apresentador na RTP.

Téléchargements

Publiée

2017-03-31

Numéro

Rubrique

Artigos