Avaliação do desempenho da investigação aplicada no Ensino Superior Politécnico: construção de um modelo

Autores

  • Maria Teresa Patrício Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), CIES-IUL, Lisboa, Portugal
  • João Emílio Alves
  • Elisa Alves
  • Joaquim Mourato
  • Patrícia Santos
  • Rui Pulido Valente

DOI:

https://doi.org/10.7458/SPP20188610056

Resumo

Apresenta-se um modelo de avaliação de desempenho da investigação aplicada nas instituições de ensino superior politécnico (IESP) em Portugal, centrado na construção de indicadores quantitativos e qualitativos, na missão destas instituições, bem como no impacto regional decorrente da sua ação. O modelo, apurado a partir de três estudos de caso, organiza-se em três dimensões: inputsoutputs e impactos da investigação aplicada. Inova por representar uma perspetiva holística da avaliação da produção académica, em particular das IESP. A inexistência de modelos de avaliação deste tipo no ensino superior português coloca, porém, desafios ao seu desenho, à recolha de informação e ao próprio modo de funcionamento das IESP (financiamento, organização, etc.).

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Publicado

2017-12-18

Edição

Secção

Artigos