Direções e discursos: dualização de percursos e diversificação de vias educativas em 40 anos de debates sobre política educativa em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7458/SPP20188710069

Palavras-chave:

diversification of educational pathways, policy change, equity in education, educational reforms,

Resumo

Em 2012 a criação dos cursos vocacionais por parte do governo PSD/CDS suscitou o despertar de um debate há algum tempo adormecido, mas que marcou a institucionalização do sistema compreensivo em Portugal, evidenciando a tensão latente entre a necessidade de diversificar percursos educativos e formativos e, simultaneamente, de garantir a equidade e igualdade de oportunidades educativas. Com base em legislação, debates parlamentares e artigos de imprensa produzidos ao longo de 40 anos, o artigo visa analisar a trajetória das políticas implementadas e as batalhas discursivas travadas no processo de desenvolvimento do modelo compreensivo de educação, identificando-se seis diferentes momentos que ajudam compreender e interpretar a mudança ocorrida em 2012. Esta análise revela também uma história em que se repetem atores, narrativas e soluções, mesmo diante de novas realidades, levantando questões teóricas sobre o que impulsiona a mudança em políticas públicas.

Biografia Autor

Maria Álvares, ISCTE-IUL

Researcher in Cetre for Reserch and Studies in Sociology and Phd Candidate in Public Policy in ISCTE-IUL

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Publicado

2018-03-28

Edição

Secção

Artigos