"Oxalá a minha mãe tivesse feito por mim o que eu estou a fazer pela minha filha": a evolução da participação das famílias na escola pública na Espanha
DOI:
https://doi.org/10.7458/SPP20198911740Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o papel das famílias no controle, gestão e governança de escolas públicas, durante os anos letivos de 2009-2010 e 2010-2011, em vários centros na província de Granada (Espanha). Seguindo uma metodologia qualitativa, baseada em doze entrevistas em profundidade e oito grupos de discussão, os discursos permitem-nos concluir que as famílias dos alunos matriculados na escola pública espanhola estão mais envolvidas do que no passado, mas ainda há um longo caminho pela frente. O artigo analisa também as causas que, segundo os nossos dados, podem estar a provocar essa falta de participação efetiva das famílias na escola pública espanhola.
Ficheiros Adicionais
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.