Experiências em praxe: uma análise a partir de retratos sociológicos de estudantes de 1.º ano
DOI:
https://doi.org/10.7458/SPP20219513946Palavras-chave:
praxe, socialização, retratos sociológicosResumo
A partir de dois estudos de caso da Universidade do Porto, dedicámo-nos ao estudo do papel da praxe no processo de integração dos estudantes recém-chegados ao ensino superior. Este artigo discute 15 retratos sociológicos construídos a partir dessas experiências de 1.º ano. Problematizamos a eficácia da praxe enquanto principal mecanismo de integração e socialização na nova realidade contextual, concluindo que esta se apresenta como contexto de ativação, favorecimento, criação e inibição de disposições e competências. Identificamos, ainda, diferentes perfis, em que a multiplicidade de modos de relação com o fenómeno se consubstancia.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.