A inserção profissional de licenciados e mestres: efeitos paradoxais da feminização do ensino superior em tempos de incerteza
DOI:
https://doi.org/10.7458/SPP20219514578Palavras-chave:
ensino superior, inserção profissional, sexoResumo
A sobrerrepresentação feminina entre alunos do ensino superior com melhores resultados escolares e em patamares académicos mais elevados coexiste com diferenças marcantes na inserção profissional de diplomados e diplomadas, geralmente em desfavor destas. Com base na análise de dados quantitativos relativos aos graduados da Universidade Nova de Lisboa entre 2010 e 2015, evidencia-se que os percursos profissionais de homens e mulheres evoluíram de forma distinta no recente cenário de incerteza laboral e económica, sendo as assimetrias particularmente marcadas entre licenciados por comparação com mestres.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.