O estudo em falta: uma caraterização da educação pelos pares

Autores

  • Mara Fernandes da Silva Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho (CECS-UM), Portugal
  • Alice Delerue Matos Instituto de Ciências Sociais (ICS-UM) e Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho (CECS-UM), Portugal
  • Susana Henriques Iscte — Instituto Universitário de Lisboa, Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte); Universidade Aberta (UAb), Portugal

DOI:

https://doi.org/10.7458/SPP20219615298

Palavras-chave:

educação pelos pares, caraterização, Portugal

Resumo

As intervenções de educação pelos pares cresceram bastante nas últimas décadas, mas são reduzidos os estudos sociológicos sob o tema. Para colmatar esta lacuna, realizámos um levantamento exaustivo e uma caraterização de 67 projetos de educação pelos pares em Portugal. A informação fornecida pelos seus responsáveis foi tratada através de uma técnica de análise de conteúdo. Esta prática tem crescido através de promoção pública e privada e apesar de ter demonstrado alguma eficácia, há aspetos que podem ser melhorados. A caraterização efetuada permitiu-nos construir uma tipologia que sumariza esta prática e que pode ser útil para investigadores e técnicos, num contexto de globalização dos riscos e de aumento da reflexividade e intervenção social.

 

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Publicado

2021-04-05

Edição

Secção

Artigos