Educação de elites e a dimensão da internacionalização em Portugal

Autores

  • Anne Schippling Iscte — Instituto Universitário de Lisboa, Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), Lisboa, Portugal & FernUniversität in Hagen, Alemanha
  • Abrantes Pedro Universidade Aberta & Iscte — Instituto Universitário de Lisboa, Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), Lisboa, Portugal
  • Teixeira Lopes João Instituto de Sociologia — Universidade do Porto, Porto, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.7458/SPP20209415891

Palavras-chave:

educação de elites, internacionalização, colégios internacionais, identidade escolar

Resumo

Perante os atuais processos de um novo capitalismo global, a educação de elites está marcada por transformações que produzem um campo de tensão entre tendências homogeneizadoras e heterogeneizadoras. A referência ao internacional ganha, nesse cenário, um conteúdo de significado diverso, que o presente artigo procura reconstruir. Partindo de uma caracterização da educação de elites e da dimensão da internacionalização a nível global e no contexto português, apresentam-se dois estudos de caso em colégios internacionais na região de Lisboa, que correspondem a modalidades diferentes da construção da sua identidade escolar.

Biografia Autor

Anne Schippling, Iscte — Instituto Universitário de Lisboa, Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), Lisboa, Portugal & FernUniversität in Hagen, Alemanha

 

 

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Publicado

2020-05-26

Edição

Secção

Artigos