Metamorfoses de A Reprodução: um olhar atualizado a partir da realidade portuguesa

Autores

  • Benedita Portugal e Melo UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal
  • João Teixeira Lopes Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, Porto, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.7458/SPP20219724911

Palavras-chave:

reprodução, escola, desigualdades sociais, desigualdades escolares

Resumo

Neste artigo procura-se discutir em que medida A Reprodução (Bourdieu e Passeron, 1970), 50 anos depois de ter sido editada, continua atual para a análise das relações entre o espaço social e o sistema educativo na sociedade portuguesa. Para isso sintetizam-se resultados de pesquisas recentes realizadas em Portugal no campo da Sociologia da Educação, ilustrando os vasos comunicantes que estabelecem com o quadro referencial daquela obra. Daremos conta dos modos de relação das classes sociais com o sistema educativo, salientando aproximações e desvios face à matriz dos autores franceses. Discutiremos os avanços, contradições e insuficiências da educação compensatória. Concluiremos pela atualidade de A Reprodução, mas sob condições e adaptações, gerando novos horizontes de indagação que permitem reconstruir a teoria sem a destruir. Apesar de existir ampla abundância empírica que comprova a transmutação das desigualdades sociais de base familiar em desigualdades escolares e destas, novamente, em desigualdades sociais, constatamos que existem mudanças que advêm de políticas educativas e da feminização do acesso e sucesso escolar. Sugerimos um investimento em pesquisas que promovam a articulação entre escalas de observação (micro, meso e macro) e a interseção e consubstancialidade de desigualdades sociais (classe, género e etnia).

Downloads

Publicado

2021-08-02

Edição

Secção

Artigos