Inserções, identidades e competências dos sociólogos em Portugal

Autores

  • Pedro Abrantes Universidade Aberta e Iscte — Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
  • Rui Banha DGEEC — Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (MCTES/ME), Lisboa, Portugal
  • Madalena Ramos Iscte — Instituto Universitário de Lisboa, Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), Lisboa, Portugal
  • Alexandra Aníbal Câmara Municipal de Lisboa/Direção Municipal de Cultura, Lisboa, Portugal
  • Paula Urze NOVA School of Science and Technology, CIUHCT, Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.7458/SPP202210025945

Palavras-chave:

diplomados em Sociologia, formação, profissão, identidade, práticas, representações

Resumo

O artigo procura contribuir para o conhecimento e a reflexão acerca das identidades e representações profissionais dos sociólogos per se e na relação com os outros profissionais, no quadro das dinâmicas organizacionais. Para isso, retoma algumas questões de fundo sobre o desenvolvimento deste campo em Portugal, analisando as respostas ao inquérito “Competências e Práticas Profissionais dos Diplomados em Sociologia”, lançado em 2019. Explora, assim, o efeito de diferenças geracionais, de percurso formativo e de inserção profissional (dentro e fora da academia) no posicionamento dos indivíduos, em termos de identidade e representações, nomeadamente quanto ao que significa ser sociólogo.

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Publicado

2022-10-06

Edição

Secção

Artigos