Literacia e inclusão digital no ensino superior online: impactos em adultos diplomados

Autores

  • Susana Henriques Iscte — Instituto Universitário de Lisboa, Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), Lisboa, Portugal; Universidade Aberta (UAb), Portugal
  • Cláudia Neves Laboratório de Educação e Ensino a Distância (LE@D), Universidade Aberta, Portugal
  • Ana Paula Silva Universidade Aberta, Portugal
  • Pedro Abrantes Iscte — Instituto Universitário de Lisboa, Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), Lisboa, Portugal; Centro de Estudos Globais, Universidade Aberta (UAb), Portugal
  • Maria do Rosário Ramos Universidade Aberta, Portugal; CEAUL, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal
  • Marc Jacquinet Universidade Aberta, Portugal; CinTurs, Universidade do Algarve, Faro, Portugal
  • Barbara Bäckström CICS.NOVA, Lisboa, Portugal; Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais (CEMRI), Universidade Aberta, Portugal
  • Isabel Falé Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL), Lisboa, Portugal; Universidade Aberta, Portugal
  • Olga Magano Iscte — Instituto Universitário de Lisboa, Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), Lisboa, Portugal; Universidade Aberta (UAb), Portugal

DOI:

https://doi.org/10.7458/SPP202310126792

Palavras-chave:

literacia, inclusão digital, formação de adultos, aprendizagem ao longo da vida, educação digital

Resumo

A partir de um enquadramento teórico, que mobiliza contributos da literacia e inclusão digital, da aprendizagem ao longo da vida, da educação digital e da empregabilidade, analisam-se dados recolhidos através de inquéritos de follow-up aos licenciados que concluíram o curso entre 2011 e 2018 no ensino superior online. Pretende-se, com o presente estudo, contribuir para aprofundar o conhecimento sobre as competências digitais e inclusão digital associadas a adultos diplomados em cursos oferecidos em regime de educação digital. Os resultados apresentados permitem informar as políticas públicas e corroboram os resultados de outros estudos, no sentido em que é evidenciado que as competências de literacia digital e os níveis de inclusão digital são positivamente impactados pela educação e formação online.

Downloads

Publicado

2023-03-21

Edição

Secção

Artigos