Utilização da plataforma Moodle em portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal

Autores

  • Paulo Coelho Dias ESE-IPS; CIES-IUL
  • Nuno de Almeida Alves CIES-IUL
  • Pedro Abrantes CIES-IUL
  • Carla F. Rodrigues CIES-IUL

DOI:

https://doi.org/10.7458/SPP2016813145

Palavras-chave:

Moodle, TIC, estratégias de estudo, estratégias de ensino

Resumo

Analisamos neste artigo a utilização, em Portugal, da plataforma Moodle. Por confronto com a literatura, perspetivamos o uso que lhe tem sido dado no âmbito das escolas selecionadas. Este estudo integra informação de um projeto de investigação com 2674 alunos e 324 docentes. Tanto os alunos como os professores foram inquiridos em profundidade quanto ao uso da plataforma Moodle. Em termos de resultados, verificámos que, embora esta plataforma esteja bastante difundida entre nós, o seu uso tem estado essencialmente confinado à complementação das aulas tradicionais, servindo meramente como suporte de informação. Outras utilizações mais ambiciosas da Moodle são ainda extremamente raras, por razões que nós apresentamos e problematizamos.

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Publicado

2016-06-07

Edição

Secção

Artigos