Sociografia indonésia: análise de temas e implicações para o reforço da aprendizagem da sociologia no ensino secundário na Indonésia

Autores

  • Poerwanti Hadi Pratiwi Faculty of Social Sciences, Law, and Political Science, Universitas Negeri Yogyakarta, Indonesia
  • Nur Hidayah Faculty of Social Sciences, Law, and Political Science, Universitas Negeri Yogyakarta, Indonesia
  • Dwi Agustina Faculty of Social Sciences, Law, and Political Science, Universitas Negeri Yogyakarta, Indonesia

DOI:

https://doi.org/10.7458/SPP202410432624

Palavras-chave:

sociologia no ensino secundário, sociografia indonésia, consciência étnica, manuais escolares

Resumo

Este estudo qualitativo teve como objetivo avaliar até que ponto os manuais de sociologia do ensino secundário do currículo de 2013 são informados pelos resultados produzidos pelo campo da sociografia indonésia. Em particular, a investigação centra-se nos temas sociográficos que aparecem nos manuais, nas suas percentagens e na forma como são apresentados. Os dados foram extraídos de 21 manuais, de sete editoras. Com base nos resultados da análise de conteúdo, foram encontrados quatro temas principais: estrutura social (S=395); mudanças sociais (S=58); estratificação social (S=47); e processos sociais (S=44). Além disso, foram identificados 36 grupos étnicos, distribuídos por sete ilhas principais. Esta investigação também concluiu que o estudo da sociografia indonésia apresentado nos manuais de sociologia do ensino secundário procura, efetivamente, aumentar a consciência étnica dos alunos, dado que a Indonésia é um país pluralista e multicultural; embora em alguns casos ainda exija reforço nos aspetos de conteúdo e orientações/diretrizes de aprendizagem para os aspetos pedagógicos.

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Publicado

2024-03-22

Edição

Secção

Artigos