Linchamentos no México: padrões baseados em evidência

Autores

  • Juan Mario Solís Delgadillo Facultad de Derecho de la Universidad Autónoma de San Luis Potosí, San Luis Potosí, México.
  • M.ª Guadalupe Rodríguez Zamora Facultad de Derecho de la Universidad Autónoma de San Luis Potosí, San Luis Potosí, México.
  • Andreu Comas García Facultad de Medicina de la Universidad Autónoma de San Luis Potosí, San Luis Potosí, México.

DOI:

https://doi.org/10.7458/SPP202410633063

Palavras-chave:

linchamentos, estado de direito, justiça popular, áreas castanhas

Resumo

Os linchamentos são uma expressão cruel da justiça de bairro. Os principais contributos da literatura apontam alguns fatores que promovem esta forma autoprotetora de aplicação da justiça: a precariedade, a pobreza ou a incapacidade do estado em garantir a segurança; referem-se mesmo a este comportamento como eventos folclóricos associados a populações rurais onde prevalecem as tradições e os costumes. Esta investigação recolhe informação de 157 linchamentos com o objetivo de identificar padrões de ocorrência baseados em evidência. Os resultados indicam que os principais factores de risco de morte num linchamento são o facto de ocorrerem em cidades com menos de 7000 habitantes, de a polícia não intervir e de haver uma coordenação parcial entre os níveis de governo. 

Publicado

2024-12-05

Edição

Secção

Artigos