Transgressão em contexto prisional: modelos teóricos, empiria e implicações para a gestão prisional
DOI:
https://doi.org/10.7458/SPP202410633235Palavras-chave:
transgressão em contexto prisional, modelos da privação e importação, teoria geral da tensão, políticas de gestão da transgressão em contexto prisionalResumo
A transgressão em contexto prisional é prioritária para a gestão das prisões, dada a sua relevância para a ordem e segurança, o bem-estar das pessoas em reclusão e o cumprimento dos objetivos das penas privativas de liberdade (e.g., reabilitação, reinserção social). O presente artigo apresenta uma reflexão teórica dos modelos de compreensão da transgressão em contexto prisional — os modelos da privação e da importação — para depois evidenciar como a teoria geral da tensão, que integra estes modelos, tem sido amplamente utilizada como enquadramento conceptual das evidências empíricas da pesquisa atual neste domínio. No final, reflete-se sobre as implicações destes conhecimentos na implementação de políticas de gestão da transgressão em contexto prisional.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Sociologia, Problemas e Práticas
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.