“Eu falo português, você fala brasileiro”: processos de categorização operados pelos professores a partir da perspetiva dos alunos de origem brasileira em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.7458/SPP202510734509Palavras-chave:
burocratas de nível de rua;, professores, categorização, português língua pluricêntrica, alunos de origem imigrante brasileiraResumo
Através da realização de 31 entrevistas semiestruturadas, com jovens estudantes de origem brasileira na área metropolitana de Lisboa, analisamos de que modo estes alunos interpretam as categorizações operadas pelos seus professores face ao português do Brasil (diferente do português de Portugal, a língua de escolarização). O objetivo deste artigo é contribuir para um melhor entendimento do uso das categorizações na literatura de burocracia de nível de rua a partir da visão dos usuários, reconhecendo a questão da língua como um elemento que aciona estereótipos e constrói categorias sociais.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Renata Carone, Sofia Gaspar, Ana Raquel Matias, Gabriela Lotta

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.