“Eu falo português, você fala brasileiro”: processos de categorização operados pelos professores a partir da perspetiva dos alunos de origem brasileira em Portugal

Autores

  • Renata Rodrigues Carone Iscte — Instituto Universitário de Lisboa, Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), Lisboa, Portugal
  • Sofia Gaspar Iscte — Instituto Universitário de Lisboa, Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), Lisboa, Portugal
  • Ana Raquel Matias Iscte — Instituto Universitário de Lisboa, Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), Lisboa, Portugal
  • Gabriela Lotta Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.7458/SPP202510734509

Palavras-chave:

burocratas de nível de rua;, professores, categorização, português língua pluricêntrica, alunos de origem imigrante brasileira

Resumo

Através da realização de 31 entrevistas semiestruturadas, com jovens estudantes de origem brasileira na área metropolitana de Lisboa, analisamos de que modo estes alunos interpretam as categorizações operadas pelos seus professores face ao português do Brasil (diferente do português de Portugal, a língua de escolarização). O objetivo deste artigo é contribuir para um melhor entendimento do uso das categorizações na literatura de burocracia de nível de rua a partir da visão dos usuários, reconhecendo a questão da língua como um elemento que aciona estereótipos e constrói categorias sociais.

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Publicado

2025-03-06

Edição

Secção

Artigos