Apanhadas no fogo cruzado: a busca por uma educação de qualidade entre mães trabalhadoras da classe média na Turquia
DOI:
https://doi.org/10.7458/SPP202510836179Palavras-chave:
Turquia, educação, classe média, mãesResumo
Este estudo analisa as dificuldades enfrentadas por mães trabalhadoras da classe média na Turquia na procura de uma educação de qualidade para os seus filhos. Entrevistas aprofundadas realizadas com vinte mães residentes em Ancara e Istambul revelam uma forte preferência pelo ensino privado, motivada por uma lógica parentocrática e por preocupações relativas à degradação da qualidade do ensino público e às mudanças ideológicas nos programas curriculares. No entanto, esta escolha implica sacrifícios significativos num contexto de instabilidade económica, inflação crescente e políticas neoliberais. Os resultados evidenciam que o acesso a uma educação de qualidade se tornou um desafio relevante para as famílias, refletindo disfunções sistémicas mais amplas.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Gamze Gamze Hakverdi, Derya Kurtuluş

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
