Perfis e práticas de leitura de livros dos alunos em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.7458/SPP202510736723Palavras-chave:
práticas de leitura, ensino básico e secundário, leitura de livros, família e leituraResumo
Com base numa operação de inquérito por questionário a uma amostra representativa de alunos matriculados no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário em Portugal continental, nos anos letivos de 2018/19 e 2019/2020, o artigo trata as práticas de leitura de livros, em formato impresso e digital, entendidas como prática cultural, avançando novos dados sobre o caso português. Os perfis sociais dos alunos e os contextos familiares são as duas principais dimensões em análise. Os resultados revelam a importância da inclusão das atividades e dinâmicas familiares relacionadas com a leitura no modelo analítico, complementando a abordagem mais comum na análise sociológica realizada a partir do capital cultural objetivado e institucionalizado.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 João Trocado da Mata, José Soares Neves, Patrícia Ávila, Miguel Ângelo Lopes

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.