Género, exclusão social e reconhecimento: a experiência de mulheres em situação de sem-abrigo nos Açores
DOI:
https://doi.org/10.7458/SPP202510938415Palavras-chave:
mulheres, situação de sem-abrigo, género, reconhecimentoResumo
Este artigo analisa a situação de mulheres em condição de sem-abrigo na ilha de São Miguel, na Região Autónoma dos Açores, com base num estudo de natureza exploratória. Foi adotada uma abordagem qualitativa, com recurso a entrevistas semidiretivas a nove mulheres acolhidas numa ONG. A partir das teorias do reconhecimento de Axel Honneth e Nancy Fraser, identificaram-se como fatores estruturantes da exclusão: a precariedade laboral, a ausência de habitação e de redes de suporte, bem como as desigualdades de género. Os resultados revelam a acumulação de múltiplas vulnerabilidades, sublinhando a necessidade de políticas públicas que articulem redistribuição e reconhecimento, de forma a promover justiça social.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Joana Dias, Pilar Damião de Medeiros, Daniela Soares

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
