A possibilidade da descivilização
Resumo
O objectivo deste artigo é propor uma aproximação geral ao conceito de descivilização. A análise é feita com base na teoria do processo de civilização definida por Norbert Elias. De acordo com o autor, os processos de civilização desenvolvem-se num balanço de tensão entre forças centrífugas e forças centrípetas que conduzem a maiores ou menores níveis de integração social. Contudo, têm sido levantadas algumas dúvidas sobre a interpretação adequada do conceito e, desta forma, este tem sido interpretado como retrogressão, regressão ou inversão do processo de civilização. Não obstante, persistem algumas dificuldades no que respeita ao quadro teórico desta discussão: a consideração temporária de descivilização; a possibilidade de processos descivilizantes a longo prazo; e a compreensão de descivilização associada ao conceito de mudança social trabalhado por Norbert Elias com base na lógica das consequências não intencionais da acção intencional.Downloads
Publicado
2016-02-15
Edição
Secção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.