Transporte Aéreo e Turismo - O Paradigma Low-Cost (Parte 1)
DOI:
https://doi.org/10.57883/thij1(1)2013.29750Palavras-chave:
Transporte aéreo e turismo, Companhias aéreas de baixo custo, Companhias aéreas híbridasResumo
Fenómeno recente e surgido no contexto de liberalização de alguns mercados aéreos, as companhias aéreas de baixo custo, impulsionadas por operadoras como a Southwest Airlines, nos Estados Unidos, ou a Ryanair, na Europa, viram consolidado o seu aparecimento, passando a representar, nestes mercados, uma percentagem significativa do tráfego aéreo. Responsáveis por uma nova vaga de democratização na utilização deste transporte e por uma feroz competitividade no panorama aéreo, têm procurado adaptar-se às mudanças de mercado e à reaproximação do modelo de negócio das companhias tradicionais que, progressivamente, têm repensado estratégias e procedimentos operacionais que visem melhorias ao nível da eficiência e da produtividade.
Este artigo pretende demonstrar a evolução deste modelo de negócio que tem procurado reformular a sua estratégia, modificando procedimentos operacionais e de serviço oferecido ao cliente, numa tentativa de alcance de novos mercados e novos segmentos, focando a sua importância tanto para o sector aéreo, como para o fenómeno turístico.
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