Marketing turístico: Condicionantes da satisfação e confiança do turista em Manaus

Autores

  • Ana Claudia Duarte Lopes Instituto Superior de Gestão
  • Mafalda Patuleia Instituto Superior de Novas Profissões
  • Alvaro Lopes Dias Instituto Superior de Gestão

DOI:

https://doi.org/10.57883/thij3(4)2014.30165

Palavras-chave:

Marketing Turístico, Satisfação, Segurança, Turista, Manaus

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar a influência das condicionantes da satisfação e confiança nos turistas que visitam a cidade de Manaus, uma região que representa parte da Amazônia, localizada no norte do Brasil, formando uma visão de um destino turístico de natureza, de meio ambiente e sustentabilidade. Tem como tema o marketing turístico: condicionantes de satisfação e confiança do turista em Manaus. Através de pesquisas realizadas e levantamentos bibliográficos sobre produtos, serviços e ações da administração pública envolvidas com o turismo, firmando assim, indicadores capazes de fornecer subsídios e entendimento deste estudo. A pesquisa foi classificada como dois tipos; qualitativa e quantitativa, além de exploratória, sendo que a coleta de dados foi feita por meio de questionário e todos os indicadores foram avaliados através de uma escala de Likert de cinco níveis próprio para resultados da pesquisa, dentre várias outras constatações, foi possível observar que através deste estudo, é possível obter-se parâmetros de mensuração de forma centralizada no estudo das escolhas por satisfação e confiança de um determinado produto ou serviço.  Espera-se contribuir para a discussão sobre o assunto em questão, com vistas ao desenvolvimento do conhecimento e da prática da gestão do turismo em sua totalidade. Desta forma, estudos futuros podem verificar a aplicabilidade dos indicadores considerados neste artigo em outras localidades e a outros perfis de turistas.

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Publicado

2023-06-14

Como Citar

Duarte Lopes, A. C., Patuleia, M., & Lopes Dias, A. (2023). Marketing turístico: Condicionantes da satisfação e confiança do turista em Manaus. Tourism and Hospitality International Journal, 3(4), 384–416. https://doi.org/10.57883/thij3(4)2014.30165