Marketing Relacional no Turismo: Os laços relacionais mais valorizados pelos turistas ibéricos e a sua presença nas páginas web das regiões turísticas

Relationship marketing in tourism: most valued relational bonds by the iberian tourists and their presence in tourism regions web pages

Autores

  • Luís Costa Universidade da Beira Interior
  • Helena Alves Universidade da Beira Interior

DOI:

https://doi.org/10.57883/thij1(1)2013.30105

Palavras-chave:

Marketing Relacional, Turismo, PENT, Laços relacionais, Regiões de Turismo

Resumo

A proliferação do setor dos serviços levou a que o foco se demarcasse da perspetiva transacional ou tradicional do Marketing, focado essencialmente numa única transação, para uma perspetiva relacional em que o cliente é encarado como parte integrante do processo. Esta alteração de foco visa a fidelização de clientes como forma de prolongar a troca de valor entre clientes e empresas ao longo do tempo. Sendo o turismo um sector de serviços ao qual as estratégias de marketing relacional se podem aplicar e, simultaneamente, um sector estratégico no desenvolvimento de Portugal, este estudo procura identificar quais os laços relacionais mais valorizados pelo mercado ibérico, bem como, em que medida os organismos de promoção turística portugueses, definidos no PENT (2011), através das suas páginas on-line, os estão a fomentar. O estudo baseia-se num amostra de 208 inquiridos em Portugal e 178 inquiridos em Espanha e utiliza uma abordagem qualitativa e quantitativa. Os resultados mostram que os segmentos de turistas valorizam diferentes tipos de laços relacionais (financeiros, sociais e estruturais) e de forma diferenciada, que os laços sociais e estruturais são os que mais diferenciam os diferentes segmentos de clientes e que as páginas on-line de promoção do turismo em Portugal nem sempre fomentam a formação dos laços mais valorizados pelos turistas. Assim, Os resultados do estudo demonstram que apesar da identificação de estratégias de marketing relacional nas páginas de internet das regiões de turismo ainda há um longo trabalho a desenvolver tendo em conta as estratégias definidas no PENT (2011).

Referências

Aladwani, A. (2001). Online banking: A field study of drivers, development challenges, and expectations. International Journal of Information Management, 21(3), 213–225.

Albadvi, A. & Saddad, G. (2012). Website Evaluation of Iranian Tourism and Hospitality Organizations: An E-Commerce Web Site Features Model. Journal of Hospitality Marketing & Management, 21(2), 155-183.

Alcañiz, E., Aulet, X., & Simó, L. (2000). Marketing de Destinos Turísticos Análisis y Estrategias de Desarrollo, Madrid: ESIC Editorial.

Antunes, J. & Rita, P. (2007). O Marketing Relacional e a Fidelização de Clientes – Estudo aplicado ao termalismo português. Economia Global e Gestão, XII(2), 109-132.

Berry, L. (2000). Growing Interest, Emerging Perspectives. In Sheth, J., Parvatiyar, A. (eds.) Handbook of Relationship Marketing. California: Sage Publications: 149-170.

Berry, L. (1995). Relationship Marketing of Services – Growing Interest, Emerging Perspectives. Journal of the Academy of Marketing Science, 23(4), 236-245.

Berry, L. (2002). Relationship Marketing of Services - Perspectives from 1983 and 2000. Journal of Relationship Marketing, 1(1), 59-77.

Berry, L. & Parasuraman, A. (1991). Marketing Services, Competing Through Quality. New York: The Free Press.

Campón-Cerro, A., Hernández-Mogollón, J. & Alves, H. (2010). Marketing Relacional e Turismo: A fidelização de Clientes no Turismo Rural, Proposta de um Modelo para o seu Estudo. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(13/14), 231-241.

Ching, H. & Ellis, P. (2006). Does Relationship Marketing Exist in Cyberspace? Management International Review, 46(5), 557-552.

Cho, M. & Sung, H. (2012). Travel Destination Websites: Cross-Cultural Effects on Perceived Information Value and Performance Evaluation. Journal of Travel & Tourism Marketing, 29(3), 221-241.

Diário da República (2007). Decreto-Lei n.º 141/2007, 1.a série — N.o 82.

Diário da República (2007). Resolução do Conselho de Ministros n.º53/2007, 1.a série — N.o 67.

Diário da República (2008). Decreto-Lei n.º 67/2008, 1.ª série — N.º 71.

Gordon, I. (1998). Relationship Marketing: New Strategies, Techniques and Technologies to win the customers you want and keep them forever. Ontario: John Wiley & Sons Canada, Ltd.

Grönroos, C. (1997). Value-driven Relational Marketing: from Products to Resources and Competencies. Journal of Marketing Management, 13, 407-419.

Grönroos, C. (2000). Relationship Marketing: The Nordic School Perspective. In Jagdish S. e Parvatiyar, A. (eds.) Handbook of Relationship Marketing, 95-117. California: Sage Publications, Inc.

Gumesson, E. (2002). Total Relationship Marketing, Oxford: Butterworth-Heinemann, 2nd. Ed.

Gwinner, K., Gremler, D. & Bitner, M. (1998). Relational Benefits in Service Industries: The Customer’s Perspective. Journal of the Academy of Marketing Science, 26(2), 101-14.

Hair, J., Black, W., Babin, B. & Anderson, R. (2010). Multivariate Data Analysis A Global Perspective. New Jersey: Pearson Education, Inc.

Hennig-Thurau, T., Gwinner, K. & Gremler, D. (2000). Why customers build relationships with companies – and why not. In Hennig-Thurau, T. and Hansen, U. (eds.) Relationship Marketing: Competitive Advantage Through Customer Satisfaction and Customer Retention, 369-91. Berlin: Springer Verlag.

Hsieh, Y., Chiu, H., & Chiang, M. (2005). Maintaining a committed online customer: A study across search-experience-credence products. Journal of Retailing 81(1), 75–82.

Malhotra, N. (1993). Marketing research: an applied orientation. Englewood Cliffs: Prentice-Hall International, Inc.

Maroco, J. (2010). Análise Estatística com utilização do SPSS, Lisboa: Edições Sílabo, Lda.

Maroco, J. (2011). Análise Estatística com utilização do SPSS, Pero Pinheiro: Report Number, Lda.

Neng-Pai L., James C.M. Weng & Yi-Ching Hsieh. (2003). Relational Bonds and Customer's Trust and Commitment - A Study on the Moderating Effects of Web Site Usage. The Service Industries Journal, 23(3), 103-124

Ostrom, A., & Iacobucci, D. (1995). Consumer trade-offs and the evaluation of services. Journal of Marketing, 59(1), 17–28.

Peltier, James W., & Westfall, John. (2000). Dissecting the HMO-benefits managers relationship: What to measure and why. Marketing Health Service, 20(2), 4–13.

Pestana, M. & Gageiro, J. (2008). Análise de Dados para Ciências Sociais - A Complementaridade do SPSS. Lisboa: Edições Sílabo, Lda., 5ª Edição.

Reis, E.& Moreira, R. (1993). Pesquisa de mercados. Lisboa: Edições Sílabo. 1ª Ed.

Russel, G. (2011). Itemized Rating Scales (Lickert, Semantic Differential and Stapel). In Sheth, J., & Malhotra, N. (eds.). Marketing Research. West Sussex: John Wiley & Sons, Ltd.: 138-146.

Serra, A. (2005). Marketing Turístico. Madrid: ESIC Editorial.

Stavros, C., Pope, N. & Winzar, H. (2008). Relationship Marketing in Australian Professional Sport: An Extension of the Shani Framework. Sport Marketing Quarterly, 17, 135-145.

Strauss, J., & Frost, R. (2001). E-Marketing (2nd ed.). Upper Saddle River, NJ: Prentice-Hall.

Turismo de Portugal, IP. (2007). Plano Estratégico Nacional do Turismo. Lisboa.

Turismo de Portugal, IP. (2008). Uma estratégia, um compromisso, uma organização para o desenvolvimento do turismo nacional. www.turismodeportugal.pt.

Turismo de Portugal, IP. (2011). Plano Estratégico Nacional do Turismo – Proposta para Revisão no Horizonte 2015 - Versão 2.0. Lisboa.

Turismo de Portugal, IP. (2012). Dossier de Mercado Espanha. Direção de Estudos e Planeamento Estratégico/Departamento de Informação Estatística. Lisboa.

Turnbull, P., & Wilson, D. (1989). Developing and protecting profitable customer relationships. Industrial Marketing Management, 18(3), 233–238.

Zeithaml, V. & Bitner, M. (1996). Services Marketing. Singapore: McGraw-Hill Book Co.

Downloads

Publicado

2023-06-14

Como Citar

Costa, L., & Alves, H. (2023). Marketing Relacional no Turismo: Os laços relacionais mais valorizados pelos turistas ibéricos e a sua presença nas páginas web das regiões turísticas: Relationship marketing in tourism: most valued relational bonds by the iberian tourists and their presence in tourism regions web pages. Tourism and Hospitality International Journal, 1(1), 181–216. https://doi.org/10.57883/thij1(1)2013.30105