Impactos da copa do mundo FIFA 2014 no turismo das cidades - sede: Uma percepção dos residentes da cidade do Rio de Janeiro no período pré-evento
DOI:
https://doi.org/10.57883/thij3(4)2014.30157Palavras-chave:
Copa do Mundo FIFA 2014, Percepção de impactos, TurismoResumo
Megaeventos esportivos são idealizados por governos como uma maneira de aumentar a visibilidade internacional dos países, e de diferentes formas, impulsionar a economia, gerando benefícios econômicos para a sociedade. O presente artigo visa analisar a percepção dos residentes em relação aos impactos gerados pelo evento no turismo nas Cidades-sede, no período pré-evento. Para a coleta de dados, foi utilizado o modelo de e-survey ou Eletronic Survey, por meio da aplicação de um questionário on-line, no momento pré-Copa, estruturado em quatro blocos temáticos, que apontavam a percepção de impactos: no turismo, na economia, na infraestrutura e serviços públicos; e perfil do entrevistado. A população residente na cidade do Rio de Janeiro foi o público alvo da pesquisa. Para o sucesso do mundial é necessário que além de investimentos públicos e privados aconteça o envolvimento da população e, para tal, é importante que se entenda qual o grau de aceitação da comunidade receptora ao megaevento. A análise dos resultados da pesquisa realizada mostrou que os impactos positivos - como melhoria de infraestrutura, estímulo ao comércio e turismo - são claramente percebidos pela população; assim como as negatividades - como aumento de preço, prejuízo financeiro e distração para esconder problemas do país – que também apresentaram alto grau de concordância. A abordagem do tema do presente artigo se dá em um momento no qual se faz necessário entender a percepção dos residentes quanto à receptividade e imagem do país; o legado deixado por meio das melhorias feitas pelo setor público nas áreas ligadas diretamente ao evento e dimensiona geograficamente a abrangência dos impactos gerados por este megaevento.
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