Una aproximación del impacto del turismo de golf en el sur de la Península Ibérica: El caso del Algarve y Andalucía Occidental

Autores

  • Andrea Soares Miranda Departamento de Economía Aplicada, Universidad de Málaga
  • José Luis Sánchez-Ollero Departamento de Economía Aplicada, Universidad de Málaga
  • Alejandro F. García-Pozo Departamento de Economía Aplicada, Universidad de Málaga

DOI:

https://doi.org/10.57883/thij3(3)2014.30244

Palavras-chave:

Golf, Turismo, Península Ibérica, Sinergias

Resumo

Nos últimos anos, o golfe ganhou grande importância para o sector turístico, destacando-se como um dos produtos chave para promover um destino, especialmente a sua capacidade de captar novos segmentos de mercado com elevado poder de compra, a sua atractividade para o turismo de qualidade e o seu grande potencial para quebrar a sazonalidade, a principal fraqueza do mercado turístico na península ibérica. Actualmente, a Espanha e Portugal lideram o mercado europeu neste segmento, com 28,5% e 17% de quota de mercado. O turismo de golfe transforma-se num dos segmentos mais estratégicos do turismo peninsular. Este artigo é uma aproximação do impacto do turismo de golfe no sul da Península Ibérica, com base na realização de sondagens próprias que nos permitiram dispor de uma base de dados adequada para o efeito. Em Portugal analisou a região do Algarve e em Espanha, a Andaluzia Ocidental (as províncias de Huelva e Cádiz). Da mesma forma, analisou as possibilidades oferecidas tanto pela concorrência transfronteiriça como potenciais acordos de cooperação através de alianças estratégicas e transfronteiriças, concluindo que a utilização de sinergias inter-regionais serve para a melhoria do golfe como produto turístico.

Referências

Bonilla, J. M. & López Bonilla, J. M. (2012). Investigación de mercados turísticos. Madrid: Ediciones Pirámide.

Cunha, L. (2009). Introdução ao turismo. Lisboa: Editorial Verbo.

Diogo Guerreiro, G. F. (2009). Os impactes ambientais de “ondas” ou modas de investimento em campos de golfe. Lisboa: Universidade Técnica de Lisboa.

Espirito Santo Research.(2013). Turismo: Evolução recente e perspetivas. Disponible en http://www.bes.pt/sitebes/cms.aspx?plg=dba7647a-5127-4302-ac33-45f01a93dae0

Hosteltur (2013). Turismo de Golf - El oro verde del turismo. Disponible en http://www.hosteltur.com/especial-impresa/especial-golf-hosteltur-2012-el-oro-verde-del-turismo.

Lessard-Hébert, M.; Goyette, G. & Boutin, G. (1995). Recherche qualitative: Fondements et pratiques. Montréal: Éditions Nouvelles.

Martins, M. & Correia, A. (2004) O golfe no Algarve – O presente e o futuro. Universidade do Algarve.

Mill, R. & Morrison, A. (1985). The tourism system. New Jersey: Prentice-Hall.

Prados Paniza, J. L. (2005). La percepción social del golf en Andalucía. Granada: Junta de Andalucía – Consejería turismo y deporte.

Real Federación Española de Golf. (2008). Profesionales. Disponible en: http://www.rfegolf.es/default.aspx

Da Silva, F. (2011). O golfe como polo de desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira - Contributos para uma reflexão. Universidade da Madeira

Organización Mundial del Turismo. (2001). Conferencia Mundial sobre Turismo y Deporte – Turismo y Deporte Informe Introductorio. Disponible en http://pub.unwto.org/WebRoot/Store/Shops/Infoshop/Products/1265/1265-3.pdf

Organización Mundial de Turismo (2013). Panorama do turismo internacional. Disponible en http://mkt.unwto.org/es/publication/panorama-omt-del-turismo-internacional-edicion-2013

Turismo de Portugal. (2006). Caracterização geral da oferta de golfe em Portugal. Lisboa: Turismo de Portugal.

Turismo de Portugal, I. P (2013). Plano Estratégico Nacional de Turismo (PENT) 2013-2015. Disponible en http://www.turismodeportugal.pt./Portugu%C3%AAs/turismodeportugal/destaque/Pages/PlanoEstrat%C3%A9gicoNacionalparaoTurismo2013-2015.aspx.

Turismo de Portugal. (2006). Caracterização geral da oferta de golfe em Portugal. Lisboa: Turismo de Portugal.

Real Federación Española de Golf. (2013). Profesionales. Disponible en: http://www.rfegolf.es/default.aspx

Publicado

2023-06-14

Como Citar

Soares Miranda, A., Sánchez-Ollero , J. L., & García-Pozo , A. (2023). Una aproximación del impacto del turismo de golf en el sur de la Península Ibérica: El caso del Algarve y Andalucía Occidental . Tourism and Hospitality International Journal, 3(3), 213–226. https://doi.org/10.57883/thij3(3)2014.30244