Una aproximación del impacto del turismo de golf en el sur de la Península Ibérica: El caso del Algarve y Andalucía Occidental
DOI:
https://doi.org/10.57883/thij3(3)2014.30244Palavras-chave:
Golf, Turismo, Península Ibérica, SinergiasResumo
Nos últimos anos, o golfe ganhou grande importância para o sector turístico, destacando-se como um dos produtos chave para promover um destino, especialmente a sua capacidade de captar novos segmentos de mercado com elevado poder de compra, a sua atractividade para o turismo de qualidade e o seu grande potencial para quebrar a sazonalidade, a principal fraqueza do mercado turístico na península ibérica. Actualmente, a Espanha e Portugal lideram o mercado europeu neste segmento, com 28,5% e 17% de quota de mercado. O turismo de golfe transforma-se num dos segmentos mais estratégicos do turismo peninsular. Este artigo é uma aproximação do impacto do turismo de golfe no sul da Península Ibérica, com base na realização de sondagens próprias que nos permitiram dispor de uma base de dados adequada para o efeito. Em Portugal analisou a região do Algarve e em Espanha, a Andaluzia Ocidental (as províncias de Huelva e Cádiz). Da mesma forma, analisou as possibilidades oferecidas tanto pela concorrência transfronteiriça como potenciais acordos de cooperação através de alianças estratégicas e transfronteiriças, concluindo que a utilização de sinergias inter-regionais serve para a melhoria do golfe como produto turístico.
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