A cultura online em Coimbra e Groningen

Autores

  • Liliana Moreira Universidade de Coimbra
  • Rui Machado Gomes Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.57883/thij6(1)2016.30284

Palavras-chave:

Cidades médias, Turismo, Práticas culturais, Públicos

Resumo

A partir da identificação de duas cidades médias europeias, localizadas num país central e num país semiperiférico, respetivamente Groningen nos Países Baixos e Coimbra em Portugal, pretende-se conhecer a estrutura e a densidade da oferta cultural de ambas as cidades, no seu enquadramento turístico e, desse modo discutir a capacidade de atração de públicos cultivados. As agendas culturais online foram identificadas como objeto de estudo principal, numa abordagem predominantemente qualitativa, durante todo o ano de 2012, usando uma estratégia comparativa. As atividades culturais, enquanto unidades de registo foram alvo de uma análise de conteúdo, através de uma grelha que as carateriza e integra numa tipologia das práticas de lazer. Conclui-se que a densidade da oferta cultural em Coimbra é fraca, heterogénea e condicionada às políticas locais, enquanto em Groningen a oferta é homogénea, dinâmica e em maior número.

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Publicado

2023-06-13

Como Citar

Moreira, L., & Machado Gomes, R. (2023). A cultura online em Coimbra e Groningen. Tourism and Hospitality International Journal, 6(1), 55–73. https://doi.org/10.57883/thij6(1)2016.30284