A cultura online em Coimbra e Groningen
DOI:
https://doi.org/10.57883/thij6(1)2016.30284Palavras-chave:
Cidades médias, Turismo, Práticas culturais, PúblicosResumo
A partir da identificação de duas cidades médias europeias, localizadas num país central e num país semiperiférico, respetivamente Groningen nos Países Baixos e Coimbra em Portugal, pretende-se conhecer a estrutura e a densidade da oferta cultural de ambas as cidades, no seu enquadramento turístico e, desse modo discutir a capacidade de atração de públicos cultivados. As agendas culturais online foram identificadas como objeto de estudo principal, numa abordagem predominantemente qualitativa, durante todo o ano de 2012, usando uma estratégia comparativa. As atividades culturais, enquanto unidades de registo foram alvo de uma análise de conteúdo, através de uma grelha que as carateriza e integra numa tipologia das práticas de lazer. Conclui-se que a densidade da oferta cultural em Coimbra é fraca, heterogénea e condicionada às políticas locais, enquanto em Groningen a oferta é homogénea, dinâmica e em maior número.
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