Turismo del Vino como estratégia de desarrollo rural. El caso del cluster enoturitico del departamento de Colonia-Uruguay
DOI:
https://doi.org/10.57883/thij6(2)2016.30295Palavras-chave:
Turismo, Desenvolvimento Rural, ClusterResumo
O Departamento de Colonia (uma das políticas decimonovenas - divisões administrativas do Uruguai) tem um importante desenvolvimento do turismo, concentrada no centro histórico da capital da província. Para um turismo diversificar e no reforço do quadro de desenvolvimento departamental surge o turismo do vinho como uma atividade com potencial. Portanto, nesse papel, ele é definido como contribuir para o conhecimento e promover o desenvolvimento do cluster de turismo do vinho do departamento, como estratégia e instrumento para promover o desenvolvimento rural através da identificação de potencial, freios e estratégias implementadas. O desenho do estudo foi o estudo de caso a análise qualitativa, em que 19 entrevistas semi-estruturadas sobre os potenciais atores do cluster realizada. Ele corroborou a principal hipótese de trabalho, que estabelece o cluster de turismo do vinho brotamento é composto por empresas classificadas como "novo" e / ou "velho", que operam de forma independente com alguns coopetition poderia ser considerado o núcleo do cluster. A falta de articulação , coordenação e projeção de vinho não permitem a aquisição de novas propostas para complementar o já existente impedindo a sua consolidação . O cluster pode contribuir para o desenvolvimento do território se articula novas propostas, e se ele interage com outros atores, terrenos públicos ou privados . Para alcançar a interação necessária pretende realizar uma exploração participativa dos recursos disponíveis , elaboração de um plano de desenvolvimento , incluindo a criação de um selo de qualidade e à nomeação de um coordenador para o plano, que irá permitir a continuação da proposta de desenvolvimento
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