As redes sociais como plataforma de comunicação da informação turística
DOI:
https://doi.org/10.57883/thij10(1)2018.30420Palavras-chave:
Business Intelligence, Comunicação, Informação Turística, Redes Sociais, Tecnologias de informação e Comunicação, TurismoResumo
As redes sociais fazem parte da vida de milhares de pessoas à volta do mundo, sendo uma ferramenta essencial para a promoção turística, com custos reduzidos. No entanto, a preferência por uma determinada rede social poderá ser diferente consoante as características dos turistas, por exemplo: idade, género ou nível de escolaridade. Para além disso, o presente trabalho pretende averiguar qual a rede social mais utilizada para planear uma viagem e se as informações sobre os destinos turísticos, partilhados nesse meio, são relevantes para o processo de tomada de decisão sobre as opções a escolher para a concretização da viagem.
O inquérito construído tem por base as tecnologias de informação e comunicação no turismo, para o efeito foi desenvolvido um estudo com os objetivos: caracterizar os utilizadores de plataformas de redes sociais que usam as mesmas para planear a sua viagem, identificar as redes mais relevantes e investigar a importância atribuída à promoção de informação sobre o destino turístico através destas plataformas.
Constatou-se que a maioria dos viajantes considera relevante que a informação turística seja comunicada através das redes sociais, sendo o TripAdvisor a mais utilizada pelos inquiridos.
Referências
Barbosa, A. (2012). A Relação e a Comunicação Interpessoais entre o Supervisor Pedagógico e o Aluno Estagiário. Escola Superior de Educação João de Deus.
Bilgihan, A., Barreda, A., Okumus, F., & Nusair, K. (2016). Consumer perception of knowledge-sharing in travel-related online social networks. Tourism Management, 52, 287-296.
Boaria, F. & Raye, R. L. (2017). Brazil’s world cup FIFA 2014: One framework of impacts on ICTs and lodging facilities in the host city of Cuiabá / MT. Tourism and Hospitality International Journal, 8(1), 24-38.
Buhalis, D., & Law, R. (2008). Progress in information technology and tourism management: 20 years on and 10 years after the internet - the state of eTourism research. Tourism Management, 29, 607–623.
Carmo, H. & Ferreira, M. M. (1998). Metodologia de investigação. Guia para auto- aprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta.
Carmo, H., & Ferreira, M. (1998). Metodologia de investigação: guia para autoaprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta.
Constine, J. (2017). Facebook now has 2 billion monthly users… and responsibility. Acedido em junho 1, 2017, https://techcrunch.com/2017/06/27/facebook-2billion-users/
Fotis, J. N. (2015). The use of social media and its impacts on consumer behaviour: the context of holiday travel. (Dissertação de doutoramento não publicada). Bournemouth University, Reino Unido.
Goeldner, C. R., & Ritchie, J. B. (2012). Tourism: principles, practices, philosophies (Ed. 12). John Wiley and Sons, Inc.
Hays, S., Stephen, J. P., & Buhalis, D. (2012). Social media as a destination marketing tool: its use by national tourism organisations. Current Issues in Tourism. Routledge. Acedido em novembro, 30 2017, http://dx.doi.org/10.1080/13683500.2012.662215
Hur, K., Kim, T. T., Karatepe, O. M., & Lee, G. (2017). An exploration of the factors influencing social media continuance usage and information sharing intentions among Korean travellers. Tourism Management, 63, 170-178.
Law, R., Buhalis, D., & Cobanoglu, C. (2014). Progress on information and communication technologies in hospitality and tourism. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 26(5), 727-750.
Lumsdon, L. (1997). Tourism Marketing. Oxford: International Thomson Business Press.
Ministério da Economia e do Emprego. (2012). PENT: Plano Estratégico Nacional do Turismo, Revisado do plano de desenvolvimento do turismo no horizonte de 2015. Acedido em junho, 15 junho de 2017, http://www.turismodeportugal.pt/Português/turismodeportugal/publicacoes/Do cuments/PENT 2012.pdf
Munar, A. M., & Jacobsen, J. K. S. (2014). Motivations for sharing tourism experiences through social media. Tourism management, 43, 46-54.
Narangajavana, Y., Fiol, L. J. C., Tena, M. Á. M., Artola, R. M. R., & García, J. S. (2017). The influence of social media in creating expectations. An empirical study for a tourist destination. Annals of Tourism Research, 65, 60-70.
OMT - Organização Mundial de Turismo. (1995). Concepts, Definitions and Clasifications for Tourism Statistics: a Technical Manual. Madrid.
Perinotto, A. R. C., Veras, A. L., & Chaves, T. M. T. (2017). Analysis of tourism communication by companies on the coast of Piauí–Brazil. Revista de Turismo Contemporâneo, 5.
Petrevska, B. (2012). Application of E-Tools for Tourism Promotion by Young-Adults in Macedonia. In In Conference Proceedings, International Conference “The Role of Media in Promotion of Product and Service” (pp. 61–75). Skopje, Macedonia.
Ramos, C. M., Rodrigues, P. M., & Rodrigues, J. M. (2015). Opportunities, Emerging Features, and Trends in Electronic Distribution in Tourism. International Journal of Information Systems and Social Change (IJISSC), 6(4), 17-32.
Rashidi, T. H., Abbasi, A., Maghrebi, M., Hasan, S., & Waller, T. S. (2017). Exploring the capacity of social media data for modelling travel behaviour: Opportunities and challenges. Transportation Research Part C: Emerging Technologies, 75, 197-211.
TripAdvisor (2017). TripAdvisor Statistics. Acedido em junho, 28 de 2017, http://expandedramblings.com/index.php/tripadvisor-statistics/
Schegg, R., & Stangl, B. (2017). Information and Communication Technologies in Tourism 2017, Springer International Publishing.
Senecal, S., & Nantel, J. (2004). The influence of online product recommendations on consumers’ online choices. Journal of Retailing, 80, 159–169.
Smith, C. (2017). By the Numbers: 30 Amazing TripAdvisor Statistics (January 2017).
Socialbakers. (2017). Facebook statistics directory. Acedido em julho, 1de 2017, https://www.socialbakers.com/statistics/facebook/
Tech Crunch (2017). Monthly users of social networks. Acedido em junho, 30 de 2017 https://techcrunch.com/tag/social-media/
Wichels, S. (2014). Comunicação Turística: desafios e tendências na contemporaneidade. Universidade de Coimbra.
Xiang, Z., & Gretzel, U. (2010). Role of social media in online travel information search. Tourism Management, 31, 179–188.
Zeng, B., & Gerritsen, R. (2014). What do we know about social media in tourism? A review. Tourism Management Perspectives, 10, 27-36.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2018 This work is licensed under a Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.