A importância do turismo no desempenho financeiro das empresas hoteleiras – proposta de um modelo de investigação

Autores

  • Pedro Ribeiro Mucharreira Instituto Superior de Ciências Educativas
  • Marina Godinho Antunes Instituto Superior de Ciências Educativas
  • Nuno Abranja Instituto Superior de Ciências Educativas

DOI:

https://doi.org/10.57883/thij10(1)2018.30498

Palavras-chave:

Alojamento turístico, Hotelaria, Indicadores financeiros, Variáveis macroeconómicas, Endividamento

Resumo

O presente artigo pretende apresentar uma proposta de modelo de investigação que possa contribuir para o reforço da compreensão de como algumas variáveis relativas à atividade turística poderão influenciar o desempenho financeiro das empresas hoteleiras em Portugal. O estudo, ainda em desenvolvimento, pretende em concreto aferir os impactos no endividamento das empresas que atuam nesta área específica da atividade turística. O setor do turismo, e em particular a hotelaria, contribuem de forma expressiva para o desenvolvimento da Economia de Portugal, uma vez que apresentam um peso determinante na balança de pagamentos nacional. Este artigo pretende, desta forma, fornecer uma visão do impacto económico do alojamento turístico na economia em geral e no turismo em particular, nos anos mais recentes no nosso país, apresentando dados e contextos quantitativos e qualitativos que fundamentam o desenvolvimento e impacto na atividade turística. A nível metodológico, foram tidas em conta as informações financeiras de 275 empresas hoteleiras disponibilizadas na base de dados SABI (Sistema de Análisis de Balances Ibéricos). Posteriormente, o tratamento dos dados foi realizado através do software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), tendo em vista a resposta às hipóteses de investigação agora apresentadas.

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Publicado

2023-06-12

Como Citar

Ribeiro Mucharreira, P., Godinho Antunes, M., & Abranja, N. (2023). A importância do turismo no desempenho financeiro das empresas hoteleiras – proposta de um modelo de investigação . Tourism and Hospitality International Journal, 10(1), 140–151. https://doi.org/10.57883/thij10(1)2018.30498