O impacto da pandemia na hotelaria em Portugal Continental em 2020: Medidas e estratégias

Autores

  • Ana Elisa Sousa Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Veronika Joukes Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro | Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD)

DOI:

https://doi.org/10.57883/thij18(1)2022.30920

Palavras-chave:

Estratégias, Gestão da crise, Hotelaria, Novas perspetivas, Portugal, Produto Turístico

Resumo

A pandemia da COVID-19 provocou uma crise sem precedentes no setor hoteleiro. Em Portugal, houve uma quebra de quase 70% nos proveitos totais na hotelaria durante o ano de 2020. A partir da realização de entrevistas semiestruturadas aos diretores e proprietários de 27 alojamentos turísticos de Portugal Continental dos produtos turísticos sol e mar, natureza e city break, são apresentadas as medidas e estratégias adotadas durante a pandemia, em 2020, nos estabelecimentos hoteleiros a nível financeiro, comunicação, instalações, promoções, recursos humanos, tecnologia e saúde e segurança. Esta investigação discute também quais as estratégias de recuperação e perspetivas futuras para o setor, indiciando boas práticas e novos caminhos para a hotelaria no seu todo.

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Publicado

2023-06-02

Como Citar

Sousa, A., & Joukes, V. (2023). O impacto da pandemia na hotelaria em Portugal Continental em 2020: Medidas e estratégias. Tourism and Hospitality International Journal, 18(1), 116–138. https://doi.org/10.57883/thij18(1)2022.30920