Produção em substrato de fibra coco, controlo de qualidade pós-colheita de quatro variedades de tomate redondo para consumo em fresco
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i4.14365Resumo
Resumo
Pretendeu-se avaliar o rendimento na produção de tomate redondo e os parâmetros de qualidade pós-colheita. A ausência de tratamentos pós-colheita justifica a existência de ferramentas de controlo de qualidade em toda a fileira. Os indicadores de qualidade foram: calibre, peso, °Brix, firmeza, cor e a sua relação com teor de licopeno, de quatro variedades de tomate redondo (A, B, C, D) produzidas na região Oeste, em fresco e refrigerado. Efetuaram-se três colheitas em três datas diferentes, num total de 15 frutos por colheita: 1ª foram colhidos frutos do 1º cacho; 2ª dos 3º e 4º cachos; 3ª do 6º cacho. Analisaram-se cinco frutos em fresco; cinco frutos depois de refrigerados após uma semana, a 5 °C e outros cinco em câmara frigorífica a 4 °C. Constatou-se que todas as cultivares eram rentáveis pois apresentaram produções elevadas e calibres razoáveis. A cor de todas as cultivares era apelativa e os valores das coordenadas de cor cumpriam os valores de referência, entre o vermelho maduro e o vermelho muito maduro. A variedade D destacou-se pelos valores de °Brix, dureza e teores de licopeno, em fresco e refrigerada. Esta cultivar apresentou maiores vantagens para produção como para a comercialização.
Palavras- Chave: Tomate, Cor, Teores de Licopeno, SST, Dureza, Refrigeração.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.