A APRENDIZAGEM COOPERATIVA E AS (DES)CONTINUIDADES EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO: PERSPETIVAS DAS CRIANÇAS E DOCENTES
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i6.14410Resumo
O presente artigo dá a conhecer dois estudos realizados no âmbito do mestrado que habilita para docência em educação pré-escolar e ensino no 1º ciclo do ensino básico, no ano letivo de 2015/2016, sobre a aprendizagem cooperativa na transição da educação de infância para o 1º ciclo do ensino básico. Os objetivos dos estudos relacionam-se com o conhecimento e reflexão sobre perspetivas de profissionais e crianças acerca da aprendizagem cooperativa, e de que forma esta pode contribuir para uma continuidade educativa. No primeiro estudo, em que se aborda a aprendizagem cooperativa na promoção da aprendizagem das crianças, foram recolhidos dados através de entrevistas realizadas a docentes e crianças utilizando a entrevista individual e em grupo, nomeadamente, a técnica de focus group. No segundo estudo, cujo foco foi a aprendizagem cooperativa como estratégia para promover a transição escolar, foram realizadas entrevistas em pares a profissionais e a crianças. Os resultados permitiram realçar a importância da aprendizagem cooperativa, quer ao nível da qualidade das aprendizagens construídas, quer ao nível da autonomia, contribuindo para as continuidades educativas.
Palavras-chave: aprendizagem cooperativa; transição; educação pré-escolar; 1º ciclo do ensino básico
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.