A APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO ESTRATÉGIA NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i1.16113Palavras-chave:
Aprendizagem cooperativa; Educação pré-escolar; Grupos cooperativos; Investigação-ação.Resumo
O presente artigo dá a conhecer um exercício investigativo realizado no âmbito do mestrado que habilita para a docência em educação pré-escolar, no ano letivo de 2016/2017. O estudo que se apresenta utilizou a metodologia com características de investigação-ação e teve como objetivos: conhecer o conceito de aprendizagem cooperativa na educação pré-escolar; compreender de que forma se utiliza a aprendizagem cooperativa como estratégia na educação pré-escolar; conhecer o papel do/a educador/a a partir da utilização da aprendizagem cooperativa; descrever as interações que as crianças estabelecem entre si e com o/a educador/a de infância durante o momento de aprendizagem cooperativa. Para tal, foram realizadas 8 atividades cooperativas com as crianças e utilizados vários instrumentos de recolha de dados (registos videográficos, diários de bordo e grelhas de competências sociais). Os resultados enfatizam que as crianças nesta faixa etária têm mais facilidade em distribuir tarefas quando estão apenas em grupos de dois elementos. No que respeita à avaliação feedback foi possível observar que com estas estratégias as crianças aprenderam a refletir sobre a sua participação e desempenho nas atividades, conseguindo pensar sobre o que tinha corrido bem e o que precisava ser melhorado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.